Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Zelensky critica encontro Trump-Putin no Alasca: “Muito longe da guerra!”

Olha só, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, não ficou nada feliz com a notícia! Neste sábado (9), ele detonou no X (antigo Twitter) o encontro marcado entre Donald Trump e Vladimir Putin no Alasca, dia 15 de agosto. A reunião, segundo Zelensky, tá muito distante da realidade da guerra na Ucrânia. “Muito longe desta guerra que tá devastando nossa terra, nosso povo!”, escreveu ele, indignado. Na real, a ausência da Ucrânia na conversa deixou Zelensky bem chateado. Afinal, como resolver um conflito sem a participação de quem tá sofrendo diretamente com ele?

Segundo o Wall Street Journal, Trump e Putin devem discutir uma proposta russa, tipo assim, uma troca: o leste da Ucrânia em troca do fim do conflito. Isso mesmo! De acordo com o jornal, a oferta foi feita na quarta-feira (6), numa reunião entre o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, e o governo russo. A proposta, gente, causou uma verdadeira crise diplomática!

Líderes europeus ficaram preocupados demais com a ideia de a Ucrânia entregar o Donbass à Rússia em troca de um cessar-fogo. Me parece que isso é inaceitável! Zelensky, claro, já deixou bem claro nas redes sociais que não vai aceitar nenhuma proposta que envolva a anexação de territórios ucranianos. “Não vamos recompensar a Rússia pelo que ela fez!”, escreveu ele. “O povo ucraniano merece paz, mas uma paz digna, entende? Todos os nossos parceiros precisam entender isso!”.

Na sexta-feira (8), Zelensky já tinha se manifestado, acusando a Rússia de ignorar o ultimato de 10 dias dado por Trump a Putin para um acordo com Kiev. Em um post no Telegram, ele listou vários ataques sofridos pela Ucrânia durante esse período, incluindo mais de cem drones e ataques aéreos. “A caça russa contra civis continua!”, lamentou. Antes disso, ele ainda conversou com o primeiro-ministro da República Tcheca, um dos “muitos contatos” que vem fazendo nos últimos dias para buscar uma posição comum entre os aliados em prol da paz. Zelensky pediu apoio aos esforços dos EUA. Enfim, a situação é tensa e a ausência da Ucrânia nesse encontro no Alasca, pra ele, é um grande problema.

Fonte da Matéria: g1.globo.com