Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Velório de Diogo Jota e irmão começa em Portugal após acidente fatal

A dor da perda paira sobre Gondomar, no norte de Portugal. Nesta sexta-feira (4 de julho de 2025), começou o velório de Diogo Jota e seu irmão, André Silva, que morreram num trágico acidente de carro na quinta-feira (3), no noroeste da Espanha. A notícia pegou a todos de surpresa e causou comoção mundial, principalmente no mundo do futebol.

A capela da Ressurreição está recebendo amigos, familiares e fãs para se despedir dos irmãos. A cena é de muita tristeza, mas também de união e respeito. Desde cedo, pessoas chegam para prestar suas últimas homenagens aos dois. Olha só a comoção! É de partir o coração.

Diogo, 28 anos, era um atacante brilhante do Liverpool, na Inglaterra, e um jogador-chave da seleção portuguesa. Já André, 25 anos, jogava pelo Penafiel, time da segunda divisão portuguesa. Ele, além de jogador, tinha acabado de se formar em Gestão. Incrível a trajetória de ambos!

O acidente aconteceu na rodovia A52, no km 65, em Zamora, Espanha, por volta das 0h30 (horário local). De acordo com informações da Guarda Civil espanhola, divulgadas pelo jornal “El País”, o carro, uma Lamborghini, saiu da pista durante uma ultrapassagem, após um pneu estourar. A principal suspeita é de excesso de velocidade e más condições da estrada. Na real, uma tragédia anunciada? Em 2022, uma espanhola relatou ao g1 ter sofrido o mesmo problema no mesmo trecho. Meu Deus! Que horror! Os irmãos morreram carbonizados no local.

Por que eles estavam na Espanha? Segundo a CNN Portugal e a SIC, a viagem de carro de Portugal para o Reino Unido se deu por recomendação médica. Diogo havia feito uma cirurgia no pulmão e os médicos o aconselharam a evitar voos para não ter problemas com a pressão da altitude. Eles seguiam de Porto para Santander, no norte da Espanha, onde pegaria um ferry para a Inglaterra. Diogo estava voltando aos treinos no Liverpool após se recuperar.

O funeral está marcado para sábado (5), às 10h (horário local, 6h em Brasília), na Igreja Matriz de Gondomar. Depois, os corpos serão sepultados. Até o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, confirmou presença no velório. É uma perda imensa, não só para as famílias, mas para o futebol. Acho que o mundo inteiro sente essa perda.

A trajetória de Diogo Jota no futebol foi meteórica. Chegou ao Liverpool em 2020, vindo do Wolverhampton, e conquistou um Campeonato Inglês, uma Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga. Foram 14 gols em 47 jogos pela seleção portuguesa. Ele participou recentemente da conquista da Liga das Nações. Uma carreira brilhante, interrompida de forma tão trágica. Que tristeza!

Fonte da Matéria: g1.globo.com