Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Vazamento no CNJ expõe dados de 46,8 milhões de chaves PIX

Olha só que situação! O Banco Central (BC) anunciou na quinta-feira (24) um acesso ilegal a dados de chaves PIX no Sisbajud, sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o BC. A informação é preocupante: foram expostos dados cadastrais de, pasmem, 46.893.242 chaves PIX!

Na quarta-feira (23), o CNJ já havia informado sobre o incidente, contabilizando 11.003.398 pessoas afetadas. A diferença? Cada pessoa pode ter mais de uma chave PIX, ligada ao telefone, CPF ou e-mail, explicou o BC ao g1. Ufa!

Segundo o BC e o CNJ, os dados expostos foram apenas cadastrais: nome, CPF, instituição financeira, agência, número e tipo de conta, chave PIX, situação, data de criação e data de exclusão da chave. Isso quer dizer que informações sensíveis, como senhas, saldos e extratos, ficaram a salvo. Pelo menos, essa é a boa notícia. O BC garantiu que o vazamento não permite movimentações financeiras ou acesso às contas.

O CNJ, por sua vez, declarou ter identificado e corrigido o problema imediatamente, com o sistema voltando a funcionar normalmente após reforço na segurança. A Polícia Federal e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) já foram notificadas.

Apesar do alívio em relação a dados financeiros, o CNJ alerta para riscos como golpes e fraudes. Por isso, a recomendação é redobrar a atenção a comunicações suspeitas e fortalecer a segurança digital. Importante: o CNJ ressalta que não entra em contato com os afetados por SMS, e-mail ou telefone. Um canal exclusivo será disponibilizado no site para consulta.

Esse incidente acontece num momento de grande foco na proteção de dados no Brasil, principalmente após a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). O artigo 48 da LGPD determina que responsáveis por dados pessoais devem comunicar incidentes que possam causar riscos ou danos relevantes. Me parece que essa situação ilustra bem a importância da lei, não é?

Fonte da Matéria: g1.globo.com