Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

USS Lake Erie atravessa o Canal do Panamá rumo ao Caribe

Olha só que notícia! O cruzador de mísseis guiados USS Lake Erie, da Marinha dos EUA, passou pelo Canal do Panamá na noite de sexta-feira. Imaginem só: ele fez a travessia do Pacífico para o Caribe! Isso aconteceu por volta das 21h30 (horário local), que são 23h30 aqui no Brasil. Repórteres da AFP testemunharam a passagem do navio por uma das eclusas, rumo ao Atlântico. Na real, a passagem do Lake Erie pegou muita gente de surpresa, inclusive o Alfredo Cedeno, um técnico de saúde de 32 anos que estava por lá e registrou tudo em fotos. “Eu não sabia que o navio ia passar… fiquei surpreso!”, contou ele à AFP.

Antes disso, o Lake Erie tinha ficado dois dias atracado no Porto de Rodman, na entrada pacífica do canal. A passagem dele pelo Canal acontece num momento tenso, né? Afinal, o governo Trump já tinha movimentado navios de guerra para perto da Venezuela. Washington justifica o envio de navios para o sul do Caribe, próximo às águas venezuelanas, como uma operação antidrogas. Me parece que a situação tá bem complicada!

O governo americano acusa o presidente Nicolás Maduro de liderar um cartel de drogas, e aumentou a recompensa por sua captura para US$ 50 milhões. Apesar disso, os EUA não fizeram ameaças públicas de invadir a Venezuela. Mas a tensão tá no ar! Caracas, por sua vez, anunciou na segunda-feira o envio de 15 mil agentes de segurança para a fronteira com a Colômbia, também em operações antidrogas. No dia seguinte, a Venezuela declarou que ia patrulhar suas águas territoriais com drones e navios da marinha. Maduro chegou a afirmar que mobilizou mais de quatro milhões de milicianos em resposta às “ameaças” americanas. Uau!

O USS Lake Erie, um gigante de 173 metros de comprimento (567 pés) e 9.800 toneladas de deslocamento, tem como base o porto de San Diego, na Califórnia. Enfim, a passagem desse navio de guerra pelo Canal do Panamá adiciona mais um capítulo a essa história tensa entre os EUA e a Venezuela. A gente fica de olho pra ver o que vai acontecer!

Fonte da Matéria: g1.globo.com