Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Trump imita Ortega e ameaça tirar cidadania de Rosie O’Donnell

Olha só, o presidente Donald Trump tá seguindo os passos do ditador nicaraguense Daniel Ortega, ameaçando revogar a cidadania de seus desafetos políticos! A mais recente vítima? A atriz e comediante Rosie O’Donnell. Isso me parece, no mínimo, preocupante. A estratégia de declarar cidadãos apátridas se tornou prática comum na Nicarágua, onde centenas de opositores de Ortega, no poder desde 2007, perderam sua nacionalidade. Na real, uma prática autoritária assustadora.

“Como Rosie O’Donnell não tá a favor dos melhores interesses do nosso Grande País, estou considerando seriamente tirar sua cidadania. Ela é uma ameaça à humanidade e deveria voltar para a Irlanda, que é um país maravilhoso”, escreveu Trump em sua rede social, a Truth Social. Uau! Que declaração!

Mas calma aí, tem um porém. Diferente de Ortega, que recentemente turbinou seus poderes com uma reforma constitucional, Trump tá amarrado pela 14ª Emenda da Constituição americana. Essa emenda impede a cassação da cidadania de americanos que nasceram nos EUA. A Suprema Corte, inclusive, já decidiu em 1967 que desnaturalizar cidadãos é inconstitucional e incompatível com a democracia americana.

Rosie O’Donnell, filha de pai irlandês e mãe americana, se mudou para a Irlanda logo após a posse de Trump em janeiro. A treta entre os dois é antiga. Quando apresentava o talk show “The View”, ela criticava Trump sem dó nem piedade, virando alvo de seus ataques.

A resposta de Rosie à ameaça foi rápida e irônica: “Vai em frente, rei Joffrey com um bronzeado artificial cor de tangerina”, escreveu ela, comparando Trump ao vilão de “Game of Thrones”. Ela ainda acrescentou: “O presidente dos EUA sempre me odiou porque eu o vejo como ele realmente é: um vigarista, criminoso, abusador sexual, mentiroso, decidido a prejudicar nossa nação para se beneficiar”. Nossa, que bafafá!

Essa atitude de Trump, semelhante à de Ortega, usa a ameaça de revogação da cidadania como arma política para intimidar adversários. Ele já cogitou fazer o mesmo com Elon Musk, nascido na África do Sul e naturalizado americano, e com o candidato democrata à prefeitura de Nova York, Zohan Mamdani, também naturalizado desde os 7 anos, a quem Trump falsamente chamou de imigrante ilegal.

Assim como as outras, essa ameaça a Rosie O’Donnell não tem fundamento legal. Me parece que é mais uma jogada para desviar a atenção das críticas sobre as tarifas e os cortes de funcionários em agências federais, principalmente após as enchentes no Texas. Será? A gente fica se perguntando… Trump prometeu um “grande anúncio” sobre a Rússia para a segunda-feira (14). A gente espera por novidades!

Fonte da Matéria: g1.globo.com