Trump e Putin, os presidentes dos EUA e da Rússia, respectivamente, se encontram hoje, sexta-feira (15), às 16h (horário de Brasília), numa reunião que promete ser decisiva. Olha só: o palco escolhido para esse encontro histórico? A Base Conjunta Elmendorf-Richardson, no Alasca, um local, na real, carregado de simbolismo, já que serviu como central de espionagem americana contra Moscou durante a Guerra Fria! Imaginem só…
A expectativa é grande. Eles devem ficar sozinhos, apenas com seus tradutores, por aproximadamente uma hora. A prioridade? Discutir uma possível proposta de cessar-fogo para a guerra na Ucrânia. Me parece que a busca por uma solução pacífica está no topo da agenda.
Esse é o primeiro encontro entre os dois líderes desde 2018. E, acredite, a pressão é enorme! Na quarta-feira (13), Trump conversou por telefone com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. Zelensky, aliás, alertou Trump sobre a possibilidade de Putin estar blefando. Isso, claro, adiciona um tom ainda mais tenso à reunião. A gente fica na expectativa para ver o que vai sair desse encontro. Será que teremos avanços rumo à paz? Só o tempo dirá. Mas uma coisa é certa: os olhos do mundo estão voltados para o Alasca.
Fonte da Matéria: g1.globo.com