Olha só, que reviravolta! O presidente Donald Trump declarou, numa entrevista ao vivo para a CNBC nesta terça-feira (5), que provavelmente não vai disputar a reeleição. Isso mesmo, o cara que, em março, na mesma emissora, falava em “buscar um terceiro mandato”! Na real, uma candidatura dele seria inconstitucional, já que a Constituição americana limita a presidência a dois mandatos. Tipo assim, já era!
A declaração foi dada durante uma entrevista ao vivo. Trump, diante das câmeras, afirmou simplesmente: “Provavelmente, eu não voltarei a concorrer”. Imaginem a repercussão! A gente viu tudo na cobertura da CNBC.
A 22ª Emenda, aprovada em 1951 – depois do recorde de quatro mandatos do presidente Franklin D. Roosevelt – deixa bem claro: “nenhuma pessoa será eleita para o cargo de presidente mais de duas vezes”. Acho que tá bem explícito, né?
Apesar dessa clareza constitucional, Trump vinha falando abertamente sobre uma possível terceira candidatura. A gente acompanhou diversas declarações dele nesse sentido. Agora, essa mudança de discurso… me parece que o jogo virou! A foto dele no Aeroporto Internacional de Lehigh Valley, em Allentown, na Pensilvânia, no dia 3 de agosto de 2025, registrada pela Reuters (Ken Cedeno), parece até um retrato de uma era que está se encerrando. Será? Ainda é cedo pra dizer, mas certamente, essa declaração gerou um terremoto político nos EUA.
Fonte da Matéria: g1.globo.com