Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Trump ataca Mamdani após vitória nas prévias democratas para prefeitura de Nova York

O presidente Donald Trump disparou críticas ferrenhas contra Zohran Mamdani, deputado democrata e socialista, na quarta-feira, dia 2, após a vitória esmagadora de Mamdani nas prévias do partido para a prefeitura de Nova York. “Não vou deixar esse lunático comunista destruir Nova York!”, escreveu Trump em sua rede social, o Truth Social. “Fiquem tranquilos, eu tenho o controle total da situação. Vou salvar a cidade e torná-la grande e próspera de novo, assim como fiz com os EUA!”, completou o ex-presidente, num tom inflamado.

A declaração de Trump veio logo após a confirmação da vitória de Mamdani, em 24 de junho, pela Justiça Eleitoral de Nova York. A contagem final, divulgada na terça-feira, mostrou Mamdani com uma vantagem inabalável sobre seu oponente, Andrew Cuomo, alcançando 56% dos votos na terceira rodada do sistema de votação por escolha ranqueada – necessário 50% mais um voto para vencer. Olha só, a disputa foi acirrada!

Mamdani, de 33 anos, um muçulmano nascido em Uganda, agora enfrentará o atual prefeito, Eric Adams, nas eleições gerais de 4 de novembro. Adams, eleito em 2021 pelo Partido Democrata, concorre como independente após um processo por corrupção ter sido arquivado pelo Departamento de Justiça. Se eleito, Mamdani se tornaria o primeiro muçulmano e o primeiro indiano-americano a governar a maior cidade dos EUA. Imagina só!

A vitória de Mamdani surpreendeu muita gente, inclusive a própria equipe de campanha. Em um vídeo postado no X (antigo Twitter), Mamdani celebrou o resultado, comparando sua performance à campanha de Adams em 2021: “Sempre imaginamos que a vitória viria após várias rodadas. Mas, ter conseguido mais votos na primeira rodada do que Adams em suas sete rodadas em 2021? Isso foi inacreditável!”, disse ele, com entusiasmo.

A vitória de Mamdani, um socialista democrático, sobre o político experiente Cuomo, causou preocupação em alguns democratas, que temem que suas posições o tornem um alvo fácil para os republicanos. Na real, Trump não perdeu tempo e, no dia seguinte à vitória, chamou Mamdani de “lunático comunista 100%”. O comitê do Partido Republicano no Congresso já prometeu vincular a imagem de Mamdani a todos os democratas considerados vulneráveis nas eleições de meio de mandato do ano que vem. A situação tá pegando fogo!

Fonte da Matéria: g1.globo.com