Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Trump Anuncia Novo Envio de Sistemas Patriota para a Ucrânia

Domingo (13), o presidente Donald Trump anunciou que os EUA vão enviar mais sistemas de defesa aérea Patriot para a Ucrânia. Segundo ele, a medida é crucial para proteger o país dos ataques russos. “A gente precisa mandar os Patriota, eles estão precisando desesperadamente!”, declarou Trump a jornalistas na Base Aérea de Andrews, perto de Washington D.C. “Sabe, o Putin fala bonito, mas à noite, só bombardeia! Isso não tá certo, não gosto nada disso”.

Ele não detalhou a quantidade de sistemas que serão enviados, mas garantiu que a União Europeia vai arcar com os custos. “A gente vai enviar equipamentos militares de alta tecnologia. E eles vão pagar tudo, 100%! É assim que tem que ser”, afirmou o presidente americano, demonstrando crescente frustração com a resistência de Putin às negociações de cessar-fogo. A guerra entre Rússia e Ucrânia já dura desde fevereiro de 2022, e Trump tem se mostrado cada vez mais impaciente com a falta de avanços diplomáticos.

O sistema Patriot é um equipamento de defesa antiaérea de ponta, usado pelos EUA, Israel e outros aliados ocidentais. Os EUA já haviam enviado alguns sistemas para a Ucrânia em 2023. Esse novo envio representa uma vitória para o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que vinha insistindo com os aliados da OTAN por mais apoio militar. Afinal, os ataques russos com mísseis e drones têm se intensificado. Na semana passada, por exemplo, a Rússia lançou mais de 700 drones em diversas regiões ucranianas, no maior bombardeio desde o início da guerra.

Olha só, essa declaração de Trump surge dias depois dos EUA anunciarem uma breve pausa no envio de armas, retomada logo em seguida. Ele mesmo reforçou a necessidade de mais apoio militar para a Ucrânia: “Os americanos têm que mandar mais armas!”, disse. Aliás, um porta-voz do Ministério da Defesa alemão comentou na segunda-feira sobre “sinais muito positivos” de Washington a respeito da venda de mais sistemas Patriot, afirmando que as discussões sobre quantidade, responsabilidade e financiamento já estão em andamento, em função da visita do ministro da Defesa Boris Pistorius aos EUA.

Segundo o site Axios, citando fontes próximas ao assunto, Trump deve anunciar em breve um plano para fornecer armas ofensivas à Ucrânia – uma mudança significativa em relação à sua postura anterior. Curiosamente, Trump vai se reunir com o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, na Casa Branca nesta segunda-feira para discutir a situação na Ucrânia e outros assuntos. Me parece que a situação está bem tensa!

LEIA TAMBÉM:

* O que é o sistema de defesa antiaérea Patriota
* Trump diz que os EUA ‘têm que’ mandar mais armas para a Ucrânia
* SANDRA COHEN: Trump repete modelo do ditador Ortega, ao ameaçar revogar a cidadania de seus desafetos, como a atriz Rosie O’Donnell
* Veja lançamento teste do equipamento “Patriota”, realizado em novembro de 2012

Fonte da Matéria: g1.globo.com