Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Trump ameaça países aliados aos BRICS com tarifa de 10%

Olha só! O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou neste domingo (6), via Truth Social, uma bomba: tarifa extra de 10% pra qualquer país que, segundo ele, “se alinhar às políticas antiamericanas do BRICS”. Na real, a declaração pegou todo mundo de surpresa. “Não haverá exceções”, disparou Trump, sem papas na língua.

A gente ainda não sabe ao certo quais países vão ser afetados. Trump, tipo assim, não deu detalhes sobre quais políticas seriam consideradas “antiamericanas”, deixando a coisa toda no ar. Um mistério, né?

Mas tem mais! Em outra publicação, o republicano avisou que as cartas e acordos sobre as novas tarifas serão divulgadas a partir das 12h de segunda (7), horário de Washington (13h em Brasília). Aí complica, né?

Mais cedo, no domingo, o bloco BRICS divulgou a “Declaração do Rio de Janeiro”. O documento defende o multilateralismo, mas sem citar os EUA diretamente – uma indireta, talvez? Entre os pontos principais, o BRICS reforça a importância do fortalecimento de instituições multilaterais, como a ONU, e o respeito ao direito internacional. Eles também rejeitam ações unilaterais que enfraquecem o sistema global. Embora não mencione Trump diretamente, um trecho diz: “Expressamos sérias preocupações com o aumento de medidas tarifárias e não tarifárias unilaterais que distorcem o comércio e são inconsistentes com as regras da Organização Mundial do Comércio”. Hum… Será que é uma resposta ao Trump?

A declaração também aborda questões de segurança global, como a condenação de ataques recentes contra o Irã (sem citar EUA ou Israel) e contra a Rússia (sem citar a Ucrânia). A Rússia, vale lembrar, é membro permanente do BRICS, e o presidente Vladimir Putin participou da cúpula por videoconferência. O documento também trata da posição conjunta sobre as crises no Oriente Médio, incluindo os conflitos em Gaza e a tensão entre Irã e Israel, reafirmando o apoio à solução de dois Estados e pedindo a criação de um Estado palestino dentro das fronteiras de 1967, com capital em Jerusalém Oriental. O texto ainda apela à comunidade internacional para garantir o fim da violência em Gaza e a proteção dos civis palestinos. Enfim, uma declaração bem completa.

A declaração foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Os representantes dos países do BRICS estão reunidos no Rio de Janeiro até segunda-feira (7). A gente fica por aqui, acompanhando os próximos capítulos dessa história. A situação tá tensa!

Fonte da Matéria: g1.globo.com