Olha só que notícia! Um forte terremoto de magnitude 6,7 atingiu as Ilhas Curilas, no extremo leste da Rússia, neste domingo (3). A informação veio direto do Centro Alemão de Pesquisa em Geociências, que, inicialmente, havia estimado a magnitude em 6,35, com o epicentro a 10 quilômetros de profundidade. Nossa, que susto!
Ainda não há relatos de vítimas, graças a Deus. Mas a situação tá sendo monitorada de perto. O Serviço Geológico dos Estados Unidos, por sua vez, registrou uma magnitude um pouco maior, 7,0 na escala Richter. A Defesa Civil de Oahu, no Havaí, já veio a público tranquilizar a população: não há risco de tsunami para a costa havaiana. Ufa!
No início, o Ministério de Serviços de Emergência da Rússia chegou a emitir um alerta de tsunami para três distritos da Península de Kamchatka, região vizinha ao epicentro. Mas, algumas horas depois, suspenderam o aviso. Ainda assim, as autoridades locais estão de olho em tudo, orientando a população das áreas costeiras a ficar ligada nas informações oficiais. É melhor prevenir do que remediar, né?
Uma foto de 30 de julho de 2025, divulgada pelo Governo da Região de Sacalina/AFP, mostra Severo-Kurilsk, nas Ilhas Curilas do Norte, que já sofreu os impactos de um tsunami no passado. A imagem serve como um lembrete da força da natureza e da importância da preparação para eventos como este. A situação continua em observação e esperamos que tudo se resolva bem.
Fonte da Matéria: g1.globo.com