A tragédia no Elevador da Glória, em Lisboa, deixou o país de luto. O número de mortos após o descarrilamento do histórico bondinho, uma das principais atrações turísticas da cidade, infelizmente subiu para 17 nesta quinta-feira (4), segundo autoridades portuguesas. Nossa Senhora! A notícia chocou a todos. O acidente, ocorrido na quarta-feira, também deixou mais de 20 feridos. A gente fica sem palavras diante de tamanha dor.
O Itamaraty confirmou que, felizmente, não há vítimas brasileiras entre os mortos e feridos. A imprensa portuguesa noticiou que entre as vítimas fatais há portugueses e estrangeiros. Atualmente, 21 pessoas seguem internadas, três delas em estado grave. Meu Deus! Que situação difícil.
As investigações sobre as causas do acidente estão em andamento. Para garantir a segurança, outros três funiculares de Lisboa estão passando por inspeções preventivas. É uma medida necessária, né? O Elevador da Glória, que liga a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto – regiões super turísticas no coração de Lisboa – opera desde 1885.
**O que aconteceu?**
Por volta das 18h05 (horário local, 14h05 em Brasília), o bondinho descarrilou enquanto descia a ladeira em direção à Praça dos Restauradores. Reportagens mostram que o veículo, também chamado de elétrico em Portugal, colidiu com um prédio e tombou. Imagens terríveis, né? A Polícia Judiciária de Lisboa relatou inicialmente 15 mortes no local e 23 feridos, sendo cinco em estado grave. Infelizmente, duas dessas vítimas não resistiram e faleceram na manhã desta quinta, elevando o número de mortos para 17 e o de feridos para 21. O governo português decretou luto nacional.
**Quais foram as causas do acidente?**
A imprensa portuguesa aponta duas hipóteses principais: o rompimento de um cabo que conecta os dois bondinhos ou uma falha nas travas do veículo. A Polícia Judiciária e o Ministério Público estão investigando a fundo. A Carris, empresa responsável pelo Elevador da Glória, declarou que todas as manutenções estavam em dia e abriu um inquérito interno. A gente só espera que a verdade seja descoberta o mais rápido possível.
**Há brasileiros entre as vítimas?**
A Embaixada do Brasil em Portugal confirmou que, até o momento, não há registros de brasileiros entre as vítimas. As autoridades portuguesas confirmaram a presença de estrangeiros no bondinho, mas não divulgaram suas nacionalidades.
**Como funciona o Elevador da Glória?**
O sistema utiliza dois bondinhos que se movimentam em trilhos, conectados por um cabo em um sistema de contrapeso. O peso do bondinho que desce ajuda a impulsionar o que sobe. Além disso, eles possuem motores elétricos. Cada veículo tem capacidade para até 42 pessoas.
**Os bondinhos continuam funcionando?**
Não, pelo menos alguns não. Segundo a SIC Notícias, a Câmara de Lisboa suspendeu temporariamente as operações dos elevadores da Bica e do Lavra, além do Funicular da Graça, para inspeções. Os demais bondinhos, incluindo o famoso elétrico 28, devem continuar operando normalmente.
**Qual a história do Elevador da Glória?**
Inaugurado em 1885, o Elevador da Glória conecta o centro de Lisboa ao Bairro Alto, conhecido por sua vibrante vida noturna e pelo Miradouro de São Pedro de Alcântara, que oferece uma vista deslumbrante do Castelo de São Jorge. O bondinho faz dois percursos, um subindo e outro descendo, transportando cerca de três milhões de pessoas por ano em um percurso de aproximadamente três minutos e mais de 40 metros de altura. Uma verdadeira tragédia em um lugar tão icônico.
Fonte da Matéria: g1.globo.com