Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

** Tragédia em Lisboa: 17 mortos após descarrilamento do Elevador da Glória

** Lisboa amanheceu de luto nesta quarta-feira (3). Um acidente chocante no Elevador da Glória, cartão-postal da cidade e um dos seus principais pontos turísticos, deixou 17 pessoas mortas e 21 feridas. A tragédia aconteceu por volta das 18h05 (horário local, 14h05 em Brasília), quando o histórico bondinho descarrilou enquanto descia rumo à Praça dos Restauradores. Imagens do acidente mostram o veículo tombado após colidir com um prédio. Nossa Senhora! Que horror!

Segundo informações da Polícia Judiciária de Lisboa, entre as vítimas fatais e feridas há portugueses e estrangeiros. Três pessoas estão em estado grave. O governo português decretou luto nacional. A Embaixada do Brasil em Portugal, até o momento, não confirmou a presença de brasileiros entre as vítimas. Ainda não há detalhes sobre a nacionalidade dos estrangeiros envolvidos.

As causas do acidente ainda são investigadas. A imprensa portuguesa especula sobre duas principais hipóteses: o rompimento de um cabo que interliga os dois bondinhos do sistema ou uma falha nas travas do veículo. A Carris, empresa responsável pela operação do Elevador da Glória, afirmou que toda a manutenção estava em dia e já abriu uma investigação interna. A Polícia Judiciária e o Ministério Público também estão apurando o caso. Acho inacreditável que algo assim possa acontecer num ponto turístico tão famoso.

O Elevador da Glória, inaugurado em 1885, liga a Praça dos Restauradores ao charmoso Bairro Alto. Ele funciona com um sistema de contrapeso, onde o peso de um bondinho descendo ajuda a subir o outro. Os veículos contam também com motores elétricos. Cada um tem capacidade para 42 passageiros. Três milhões de pessoas utilizam a linha anualmente. A subida de mais de 40 metros é feita em cerca de três minutos.

Como consequência do acidente, a Câmara de Lisboa suspendeu temporariamente as operações dos elevadores da Bica e do Lavra, além do Funicular da Graça, para inspeções de segurança. Os demais bondinhos, incluindo o famoso elétrico 28, seguem funcionando normalmente. Me parece prudente essa medida preventiva, né?

O Elevador da Glória, além de ser um meio de transporte, oferece uma vista deslumbrante do Castelo de São Jorge a partir do Miradouro de São Pedro de Alcântara, um dos pontos altos do Bairro Alto, conhecido por sua vibrante vida noturna. É uma tragédia que abala não só Lisboa, mas todo o país. A cidade está em choque com a perda de vidas e as investigações precisam esclarecer tudo o que aconteceu.

Fonte da Matéria: g1.globo.com