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Toyota Hiace chega ao Brasil: a “van da Hilux” parte de R$ 364.990

A Toyota finalmente desembarca no mercado brasileiro de vans comerciais! A Hiace, que já é sucesso em mais de 150 países desde 1967, chega para disputar espaço com gigantes como Mercedes-Benz Sprinter, Renault Master, Fiat Ducato e Ford Transit. E o preço inicial? R$ 364.990! Olha só que investimento!

De cara, a Toyota aposta em duas configurações: a versão minibus, com espaço para 15 passageiros e o motorista, já disponível nas concessionárias. Em novembro, a gente vai ver a versão furgão, ideal para carga, além das opções ambulância e refrigerada. Interessante, né?

Importada de Zárate, na Argentina, a Hiace é resultado de um investimento de US$ 50 milhões da Toyota para a produção da sua sexta geração. E não para por aí! A marca japonesa também promete agitar o mercado com o lançamento do novo Yaris em outubro, chegando às lojas em novembro para brigar com Honda WR-V, Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen T-Cross. Vai ser uma briga boa!

Mas voltando à Hiace… O segmento de vans é menor que o de carros de passeio, mas estratégico. Enquanto a Fiat Strada vendeu mais de 75 mil unidades no primeiro semestre de 2024 (dados Fenabrave), a líder Renault Master vendeu 9.164. A Hiace entra nesse jogo com as seguintes concorrências: Fiat Ducato (2.232 unidades), Ford Transit (1.639 unidades), Iveco Daily (1.048 unidades), Mercedes-Benz Sprinter (784 unidades), Citroën Jumper (218 unidades) e Peugeot Boxer (168 unidades). A Toyota, com mais de 300 concessionárias no país, acredita que a Hiace vai causar um impacto considerável. E para garantir a fidelidade do cliente, oferece 10 anos de garantia, desde que as revisões sejam feitas em dia a partir do quinto ano. A venda será feita nas mesmas lojas dos carros de passeio da marca. E o g1 já teve a oportunidade de testar a novidade!

Um dos grandes diferenciais da Hiace é o motor 2.8 turbodiesel de quatro cilindros, o mesmo da Hilux, a picape que concorre com Ford Ranger e Chevrolet S10. A diferença está na calibração: enquanto a Hilux entrega 204 cv e 50,8 kgfm de torque, a Hiace tem 174 cv e 45,8 kgfm. O câmbio é automático de seis marchas. Em testes no Autódromo de Capuava (SP), a van se mostrou eficiente, mesmo com menos cavalos que a Hilux. O torque garante boa aceleração, e os controles de estabilidade e tração oferecem segurança. Há ainda freios ABS nas quatro rodas e três airbags (dois frontais e um para os joelhos do motorista).

Outro ponto alto é a posição de dirigir, mais parecida com a de um carro de passeio. Com tração traseira e 2.640 kg (vazia), a Hiace não transmitiu sensação de peso excessivo. Com carga máxima (15 passageiros), o peso bruto total chega a 3.820 kg, exigindo CNH categoria C. Nesse caso, o desempenho deve ser um pouco mais limitado.

**Ficha Técnica:**

* Motor: 2.8 turbodiesel
* Potência: 174 cv a 3.400 rpm
* Torque: 45,8 kgfm a 1.600 rpm
* Câmbio: automático de 6 marchas
* Tração: traseira
* Peso: 2.640 kg
* Capacidade de carga: 1.180 kg ou 16 pessoas
* Rodas: 16 polegadas de aço com calota
* Pneus: 235/65
* Consumo cidade: 8,5 km/l
* Consumo estrada: 9,8 km/l

Por enquanto, só a versão Minibus está disponível. Furgão, Ambulância e Refrigerada chegam em novembro.

Em comparação com a Renault Master L1H1 (versão de entrada), a Hiace é 84 cm mais comprida, 12 cm mais estreita, 2 cm mais baixa e tem 68 cm a mais no entre-eixos. Isso a posiciona entre uma L1H1 e uma L2H2 das concorrentes, que oferecem opções maiores (L2H2 ou L3H2). Apesar do tamanho, a Hiace tem um comportamento dinâmico previsível. A suspensão não é tão macia quanto em outros modelos Toyota, e a van não inclina tanto em curvas. Isso graças à suspensão McPherson e barra estabilizadora na frente, e feixe de molas atrás (mesmo sistema da Hilux).

A cabine é espaçosa, embora os bancos sejam simples. A central multimídia de 9 polegadas mostra informações importantes, incluindo o histórico de consumo – essencial para quem usa a van para trabalho. Segundo o Inmetro, o consumo é de 8,5 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada (diesel). O encosto central do banco da frente pode ser rebatido, formando um console com porta-copos e apoio de braço. O ar-condicionado atinge todos os ocupantes.

O preço da Hiace está alinhado à concorrência: a Ford Transit automática custa R$ 364.900 (apenas R$ 90 a menos!). Outros preços: Mercedes-Benz Sprinter manual (R$ 349.493,40), Fiat Ducato Comfort (R$ 375.990), Fiat Ducato Luxo (R$ 384.990) e Renault Master (R$ 382.190).

A Toyota ainda não divulgou metas de vendas, mas a rede de concessionárias está preparada para a manutenção. As três primeiras revisões são gratuitas, e a garantia de 10 anos é ativada com as revisões programadas após os cinco anos iniciais.

Fonte da Matéria: g1.globo.com