Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Torre Pacheco: Xenofobia e Violência Marcam Ação do Grupo “Deporte-os Já”

Olha só o que aconteceu em Torre Pacheco, na Espanha: um grupo xenófobo supremacista, o “Deport Them Now EU” (traduzido como “Deporte-os Já União Europeia”), promoveu verdadeiras caçadas a imigrantes, gerando cenas de violência absurdas. A coisa toda começou em 15 de julho de 2025, com manifestações na rua que deixaram todo mundo de cabelo em pé. As imagens da Reuters, feitas por Violeta Santos Moura, mostram a gravidade da situação.

O grupo, que surgiu recentemente e usa o Telegram para se organizar e espalhar mensagens de ódio contra imigrantes, tem ligações fortes com o partido de extrema direita Vox, que detém 33 das 350 cadeiras no Congresso espanhol. A estratégia deles é clara: atacar comunidades do Norte da África, principalmente marroquinos, argelinos e tunisianos.

Em Torre Pacheco, uma cidade com 40 mil habitantes e 30% de imigrantes – a maioria marroquinos que trabalham na agricultura – a situação explodiu. No domingo anterior aos protestos, um homem de 68 anos foi espancado brutalmente por três jovens, que ele identificou como sendo de origem norte-africana. A prisão dos agressores, infelizmente, não foi o suficiente pra acalmar os ânimos inflamados pelo “Deporte-os Já”. Na real, isso só piorou as coisas!

O grupo, que usa a sigla DTN, convocou imediatamente patrulhas de moradores, clamando por “justiça” e incitando caçadas a “criminosos norte-africanos”. Grupos de seguidores do DTN foram até Torre Pacheco e, durante três noites de pura violência, sitiaram imigrantes em suas casas, deixando-os com medo até de sair na rua. O DTN, que defende a remigração forçada de estrangeiros, atua também na Itália, França, Alemanha, Irlanda, Reino Unido e Polônia.

A Guarda Civil agiu rápido: na segunda-feira, prendeu Christian LF, um segurança de 29 anos, considerado o líder do “Deport Them Now”, num subúrbio de Barcelona. Além disso, dois canais do DTN na Espanha foram desativados. Outras 13 pessoas foram presas em decorrência dos incidentes violentos em Torre Pacheco.

Me parece que o presidente regional do Vox, o ex-jogador de basquete José Ángel Antelo, está sendo investigado por incitar o ódio em Torre Pacheco. As mensagens dele aos imigrantes, que resumem a crueldade do movimento, são de arrepiar: “Vocês vêm à Espanha para trabalhar. Não vêm aqui para cometer crimes, estuprar, assassinar ou fazer qualquer jogo macabro contra nossos idosos. Não queremos pessoas assim em nosso país. Vamos deportá-los todos. Não sobrará nenhum.” Isso é inaceitável! A gravidade da situação em Torre Pacheco exige uma resposta firme das autoridades e da sociedade como um todo contra esse tipo de discurso de ódio.

Fonte da Matéria: g1.globo.com