** Olha só que notícia! A Tesla, sabe?, deu um presentão para o Elon Musk: 96 milhões de ações novas, num total de US$ 29 bilhões (aproximadamente R$ 160,8 bilhões). A ideia? Manter o bilionário firme e forte no comando da empresa. Isso tudo acontece depois daquela batalha judicial, lembra? Ano passado, um acordo de remuneração que ia pagar mais de US$ 50 bilhões (cerca de R$ 277,2 bilhões) para Musk foi anulado por um tribunal de Delaware. Na real, o juiz achou que o processo de aprovação pelo conselho da Tesla tinha falhas e prejudicava os acionistas.
Musk, claro, recorreu em março, dizendo que o juiz errou feio. No começo do ano, a Tesla até criou um comitê especial para estudar a remuneração dele, mas sem muitos detalhes. A situação da Tesla tá tensa, né? Musk, que controla 13% da empresa, tá mudando o foco. A empresa, que começou com carros elétricos acessíveis, agora tá mais voltada para projetos malucos como robôs humanoides e robotáxis. Tá virando uma gigante da inteligência artificial e robótica, deixando um pouco de lado a imagem tradicional de montadora.
Segundo esse comitê especial, esse novo pacote de ações serve para fortalecer o poder de voto de Musk – algo que ele e outros acionistas acham fundamental para garantir o comprometimento dele com a Tesla. “A gente sabe que o Elon tá envolvido em um monte de coisas, mas a gente acredita que esse prêmio vai incentivar ele a continuar com a gente”, declarou o comitê em um documento oficial na segunda-feira.
Mas tem um detalhe importante: se os tribunais de Delaware decidirem reativar o pacote de 2018, essa nova concessão será cancelada ou compensada. Não vai ter acúmulo de benefícios, tá? As ações só serão liberadas se Musk continuar em um cargo executivo até 2027, e tem um período de retenção de cinco anos, a não ser em situações específicas, como pagamento de impostos. Cada ação vai custar US$ 23,34 – o mesmo valor do pacote de 2018.
Após o anúncio, as ações da Tesla subiram mais de 2% no pré-mercado. Ufa! Mas, apesar dessa alta, as ações da empresa acumulam perdas de cerca de 25% este ano. Por que? As vendas estão em baixa, por causa de uma linha de veículos meio antiga, concorrência forte e, me parece, as posições políticas polêmicas de Musk afastaram alguns consumidores. A situação piorou com os cortes nos subsídios do governo americano para veículos elétricos. Em uma teleconferência recente, Musk alertou que a empresa pode passar por “alguns trimestres difíceis” antes de começar a lucrar com software e direção autônoma, algo previsto para o final do ano que vem.
Dados da S&P Global Mobility, divulgados pela Reuters, mostram que a fidelidade à marca Tesla caiu desde que Musk apoiou o Trump no verão passado. Além disso, a concorrência está pegando fogo, com empresas como General Motors, Hyundai e BMW expandindo suas linhas de elétricos. E o Cybertruck, o único modelo novo desde 2020, não decolou como Musk esperava, apesar das previsões de centenas de milhares de unidades vendidas por ano.
Fonte da Matéria: g1.globo.com