Olha só, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, soltou o verbo nesta sexta-feira (8)! Ela deixou claro que, sim, o Brasil tem relações comerciais super importantes com os Estados Unidos, mas, na real, a China e toda a Ásia são nossos principais parceiros comerciais atualmente. Isso tudo num contexto, né, de uma baita crise comercial depois que os EUA anunciaram um aumento absurdo nas tarifas de produtos brasileiros – um verdadeiro “tarifaço”! As autoridades brasileiras estão achando um absurdo essa atitude unilateral, fora de qualquer padrão de diplomacia e comércio internacional. Desde então, o governo Lula tá correndo atrás pra negociar e evitar um estrago ainda maior.
E sabe o que mais? O pacote de medidas contra esse tarifaço vai ficar pra semana que vem. Durante uma visita a Rondônia ao lado do presidente Lula, a Tebet citou um projeto de ferrovia que vai ligar o Atlântico ao Pacífico, passando por vários estados brasileiros até chegar em Chancay, no Peru. E qual o detalhe? A China vai ser parceira nesse projeto gigante! “A China vai ser nossa parceira nesse projeto que vai ser a primeira ferrovia a interligar dois oceanos!”, disse a ministra. “Assim, nossos produtos vão chegar mais rápido na Ásia e os produtos asiáticos vão chegar mais rápido aqui.”
A ferrovia vai começar na Bahia, passando por Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, até o litoral peruano. Impressionante, né? Tebet ainda comentou: “Nesse momento em que o multilateralismo tá ameaçado, a gente tem que respeitar os Estados Unidos. Precisamos deles como parceiros comerciais. Mas os EUA precisam entender: nosso maior parceiro comercial hoje é a China, é a Ásia.” Em outras palavras, a mensagem foi direta e clara! A ministra deixou bem claro que, apesar da importância dos EUA, a realidade do comércio brasileiro aponta para outra direção.
Fonte da Matéria: g1.globo.com