Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Tarifaço de Trump: 89% dos Brasileiros Preveem Impacto Negativo na Economia, Diz Datafolha

Uma pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira, 31 de julho, revelou um cenário preocupante: 89% dos brasileiros acreditam que as tarifas impostas pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vão prejudicar a economia nacional. A pesquisa, realizada entre os dias 29 e 30 de julho – antes mesmo de Trump anunciar oficialmente a sobretaxa e a lista de 700 produtos isentos – ouviu 2.004 pessoas, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Olha só: o impacto negativo é visto como muito provável por 66% dos entrevistados, enquanto 23% acham que o prejuízo será menor. Apenas 7% acreditam que não haverá impacto negativo, e 4% disseram não saber.

A pesquisa também investigou a percepção do impacto nas economias pessoais. Eita! 77% dos entrevistados temem algum tipo de prejuízo, com 43% prevendo um impacto significativo e 34% um impacto menor. Os mais otimistas, representando 19% do total, não veem riscos para o seu bolso. Os 4% restantes se declararam indecisos.

A reação do governo brasileiro à decisão de Trump também foi analisada. A maioria dos brasileiros (72%) acredita que o governo Lula deveria priorizar a negociação com os EUA para tentar reverter a situação. Uma parcela menor, 15%, defende a imposição de tarifas equivalentes sobre produtos americanos importados. Já 6% acham que o Brasil deveria simplesmente atender a todas as exigências da Casa Branca. 7% não souberam responder. Interessante notar que a adesão às imposições de Trump é bem maior entre eleitores de Bolsonaro (13%) do que entre eleitores de Lula (apenas 1%).

A pesquisa Datafolha também sondou a confiança dos brasileiros em seus principais parceiros comerciais. A União Europeia (Alemanha, França, Itália e Espanha) lidera, com 74% dos entrevistados declarando confiança (somando “confia muito” e “confia um pouco”). Em seguida, aparecem os parceiros do Mercosul (Argentina, Chile, Paraguai etc.), com 72%, a China, com 66%, e os Estados Unidos, com apenas 51%. Me parece que a confiança nos EUA sofreu um baque considerável com a decisão de Trump.

Por fim, a pesquisa mostrou uma quase unanimidade quanto ao impacto negativo do tarifaço: 92% dos eleitores de Jair Bolsonaro e 87% dos eleitores de Lula concordam que a economia brasileira será afetada negativamente. Na real, independente da preferência política, a preocupação com o tarifaço é generalizada no país.

Fonte da Matéria: g1.globo.com