Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Tarifa de Trump: 95 toneladas de mel piauiense deixam de ser exportadas para os EUA

A Casa Apis, central de cooperativas apícolas do Semiárido Brasileiro, localizada em Picos (PI), deu um alerta: uma compra de 95 toneladas de mel orgânico do sul do Piauí foi cancelada por um cliente americano. A razão? A tarifa de 50% sobre produtos brasileiros imposta pelo presidente Donald Trump, que entra em vigor em 1º de agosto. Nossa! Que impacto, né?

Segundo Sitônio Dantas, presidente da Casa Apis, a notícia do cancelamento veio na sexta-feira (11), no fim da tarde. “Foi um baque! Um cliente parceiro de muitos anos que simplesmente suspendeu os embarques”, lamentou. A situação é crítica, pois cinco contêineres já estão no Porto do Pecém (CE), aguardando embarque para os EUA, a mais de 500 km de Picos. O transporte até o porto já foi feito e o despacho aduaneiro concluído. Imagina o prejuízo!

“A gente tá tentando resolver isso correndo. Nossa representante nos EUA está negociando com os clientes, apostando na amizade e no histórico da parceria, para tentar embarcar ao menos os contêineres que já estão no porto”, explicou Sitônio. Ele afirma que o custo do transporte terrestre e de toda a logística envolvida é altíssimo, justificando a luta para manter esses embarques.

De janeiro até agora, a Casa Apis exportou cerca de mil toneladas de mel. A expectativa era vender mais mil até o fim do ano, um volume já contratado. Agora, com esse cancelamento, o futuro das vendas tá nebuloso. Tem mais: uma nova remessa, prevista para segunda-feira (14), foi suspensa até que a situação se resolva.

O impacto é gigantesco, já que os EUA consomem 80% do mel brasileiro. E, acredite, em 2024, apesar de não ser o maior produtor, o Piauí liderou as exportações de mel para os Estados Unidos. “O Brasil, principalmente o Nordeste, se especializou em mel orgânico e é o maior exportador mundial. Essa tarifa vai prejudicar muito a gente, pequenos produtores e agricultura familiar, e também os consumidores americanos, que vão ter dificuldade de encontrar mel”, desabafou Sitônio. A situação, na real, é preocupante.

Fonte da Matéria: g1.globo.com