A estreia de “Superman” na Índia não foi exatamente como o esperado. A Warner Bros. teve que ceder à censura: duas cenas de beijo foram cortadas do filme! Isso mesmo, a versão indiana do longa ficou sem algumas demonstrações de afeto. Segundo a revista Variety, o Conselho Central de Certificação de Filmes da Índia (CBFC), responsável pela aprovação de filmes no país, achou as cenas “excessivamente sensuais”. A mais longa delas? Um beijão de 33 segundos no ar! Nossa!
Olha só que situação! Não é a primeira vez que isso acontece este ano. Já rolou, por exemplo, a substituição de um emoji de dedo médio por um punho fechado no filme “F1”. E “Thunderbolts”? Teve os palavrões abafados na versão indiana. Tá complicado, né?
Pra mim, essa situação toda reacendeu um debate importantíssimo sobre a liberdade de expressão na Índia. Afinal, o CBFC tem poderes bem amplos quando o assunto é cinema, influenciando desde a exibição até a produção dos filmes. É muita influência, sabe?
Vale lembrar que o novo “Superman” já foi analisado aqui no G1, descrito como um filme bobo e otimista, mas um bom começo para os ambiciosos planos da DC no cinema. E você, já sabia que o Superman, apesar de superpoderoso, espirra, chora, faz a barba… mas não faz sexo? Tem um lado humano bem interessante nele! Ah, e pra quem gosta de comparar versões, vale a pena conferir quem, na sua opinião, foi o melhor Superman das telonas, desde Kirk Alyn até David Corenswet. E claro, assista ao trailer para ter uma ideia do que se trata!
Fonte da Matéria: g1.globo.com