Em 2025, a busca por motos custom acessíveis tá bombando! E duas opções se destacam: a Shineray Iron 250 e a Royal Enfield Meteor 350. A gente fez um comparativo completo pra te ajudar a escolher a melhor pra você, analisando desempenho, consumo, conforto e preço. Afinal, qual dessas máquinas te leva pra uma viagem com mais estilo e prazer?
O sonho de pegar a estrada, deixar a cidade pra trás e curtir o visual… isso é o que as motos custom prometem! Mas, na real, a maioria das versões de alta cilindrada não são tão práticas no dia a dia. Elas são grandes, pesadas, ocupam um baita espaço e, geralmente, o consumo de combustível não é lá essas coisas. O mercado de motos custom ainda é pequeno, mas tá crescendo forte, como o g1 já mostrou em reportagens recentes sobre a febre das customs.
Aí que entram as opções menores e mais em conta! A Shineray, por exemplo, apostou alto nesse nicho com três modelos novos: Titanium, Denver e Iron, todas com motor 250 cilindradas (cc). Elas chegaram com tudo pra encarar a concorrência, principalmente as 350 cc da Royal Enfield, que domina o mercado.
O g1 botou as duas principais concorrentes frente a frente: a Shineray Iron 250 e a Royal Enfield Meteor 350. A gente foi fundo pra te dizer qual delas se destaca como a melhor opção de entrada nesse universo custom.
**LEIA MAIS:**
* Febre das custom: entenda o crescimento das vendas dessas motos no país.
* Brasil vende 1 milhão de motos no primeiro semestre, e a CG lidera; veja o ranking.
* Missão impossível? Bajaj Pulsar chega ao Brasil pra disputar mercado com a CG.
**Shineray Iron 250 vs. Royal Enfield Meteor 350: A Batalha dos Gigantes (Mini!)**
Vamos direto ao ponto: a ficha técnica. A Shineray tem 100 cilindradas a menos que a Royal, mas surpreendentemente entrega 7,6 cavalos a mais de potência (27,6 cv contra 20 cv). A pegada? A Iron precisa de rotações bem altas (9.000 rpm) pra atingir essa potência, enquanto a Meteor chega aos 20 cv a 6.100 rpm.
Na prática, a Iron é mais esperta e divertida de pilotar, mas exige que o motor trabalhe sempre em alta rotação. Isso cansa, principalmente no trânsito, e aumenta o consumo de combustível. O torque da Iron é um pouco menor (0,4 kgfm), mas ela tem uma marcha a mais (seis marchas contra cinco da Meteor). Só que isso não garante mais conforto. A 120 km/h na sexta marcha, a Iron vibra bastante, cansando piloto e garupa em viagens mais longas.
Mas olha só, a Iron é bem mais ágil que a Meteor 350, principalmente nas arrancadas. Na estrada, o motor de 250 cc mostra suas limitações, mas, vamos combinar, a proposta dela é atender viagens curtas e o uso urbano, né?
A Meteor 350, por outro lado, precisa de uma atualização urgente! Seu motor 350 cc nunca foi um foguete, e com a chegada de modelos menores e mais potentes, o visual retrô sozinho pode não ser suficiente. Além do desempenho, ela é pesada (191 kg seco, passando fácil dos 210 kg abastecida), enquanto a Iron 250 pesa apenas 180 kg abastecida. Essa diferença de peso faz toda a diferença no dia a dia, principalmente em manobras.
**Design: Estilo x Prática**
A Iron é maior que a Meteor em quase todas as dimensões, exceto na altura. Isso é ótimo pra quem é menor, pois facilita apoiar os pés no chão. Ambas são largas, mas a Iron tem 7 cm a mais, o que dificulta um pouco a pilotagem em cidades grandes. Mas, o entre-eixos maior da Iron garante mais estabilidade. A suspensão da Meteor é melhor, absorvendo melhor as imperfeições do asfalto, mas a Iron é mais esportiva em curvas.
Nas versões testadas, a Iron 250 tinha faróis, lanternas e setas de LED, enquanto a Meteor usava lâmpadas halógenas. Esse detalhe mostra a atualização da Shineray. A Iron também tem um apoio para os pés mais confortável e que protege o calçado da sujeira.
Mas a Iron tem dois pontos fracos no design: a chave de ignição, posicionada ao lado do motor, é pouco prática e pode ser facilmente danificada ou perdida. E o painel de instrumentos, instalado no tanque, fica muito baixo, obrigando o piloto a desviar o olhar da estrada, um risco enorme!
Tirando esses detalhes, a Shineray Iron 250 é uma excelente opção para quem quer estilo e conforto na cidade. Ela é mais equilibrada e proporciona uma pilotagem mais prazerosa que a Meteor 350.
**Resumo da Ópera:**
Quem leva a melhor em cada quesito:
🚀 Motor: Shineray Iron 250
🐎 Potência: Shineray Iron 250
🏍️ Torque: Shineray Iron 250
⚙️ Câmbio: Shineray Iron 250
📐 Dimensões: Shineray Iron 250 (embora a largura seja um ponto negativo na cidade)
⛽ Tanque: Royal Enfield Meteor 350 (capacidade não especificada no texto original)
🛑 Freios: Royal Enfield Meteor 350 (especificações não detalhadas no texto original)
💵 Preço: Shineray Iron 250 (preços não especificados no texto original)
Conclusão: A escolha depende muito das suas prioridades. Se você busca agilidade e um motor mais potente, a Iron 250 é uma ótima pedida. Se prioriza conforto e estabilidade em viagens mais longas, a Meteor 350 pode ser a escolha ideal, apesar de suas deficiências. Analise bem suas necessidades antes de decidir!
Fonte da Matéria: g1.globo.com