A Casa Branca anunciou que o Serviço Secreto dos EUA vai investigar o incidente com a escada rolante da ONU que apresentou problemas justamente quando o presidente Donald Trump e a primeira-dama, Melania Trump, a utilizavam. Olha só que situação! O fato aconteceu na terça-feira, 23 de setembro, durante a chegada do casal à Assembleia Geral da ONU, onde Trump discursou.
A ONU, inicialmente, atribuiu a pane a um possível acionamento acidental de um botão de emergência por um cinegrafista da Casa Branca que filmava a chegada do presidente. Mas, gente, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, soltou o verbo na Fox News, insinuando uma possível sabotagem por funcionários da ONU. Ela se baseou numa reportagem do jornal britânico “The Times”, que noticiou uma suposta conversa informal de funcionários da ONU brincando com a possibilidade de desligar as escadas rolantes na chegada de Trump. Por causa disso, segundo ela, o Serviço Secreto abriu uma investigação.
A versão da ONU é que um membro da equipe de filmagem da Casa Branca, filmando de costas para a escada, pode ter acionado inadvertidamente o mecanismo de segurança no topo do equipamento. Esse mecanismo, segundo a ONU, serve para evitar acidentes com pessoas ou objetos presos na engrenagem. A primeira-dama, aliás, teve que se segurar firme nos corrimãos para evitar uma queda quando a escada parou. Depois disso, o casal prosseguiu a subida normalmente. Em nota oficial, a ONU explicou que Trump e Melania entraram pela entrada destinada aos delegados e passaram pelos controles de segurança antes de usar a escada rolante.
Curiosamente, Trump mencionou o episódio durante seu discurso na Assembleia Geral, criticando a ONU. Ele disse: “Acabei com sete guerras, negociei com líderes mundiais e nunca recebi um telefonema das Nações Unidas oferecendo ajuda. Tudo o que recebi foi uma escada rolante que parou no meio do caminho!”. Ele também reclamou de problemas com o teleprompter, que, segundo a ONU, estava sob responsabilidade da equipe da Casa Branca.
Mais tarde, nas redes sociais, Trump comentou que os imprevistos tornaram o discurso ainda mais interessante. Em suas palavras: “Sempre uma honra falar na ONU, mesmo com os equipamentos deles um pouco… falhos”. Pois é, né? A imagem do casal na escada rolante parada, registrada pela Reuters, viralizou na internet.
Fonte da Matéria: g1.globo.com