Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Serviço Secreto investiga pane em escada rolante da ONU durante visita de Trump

A Casa Branca confirmou que o Serviço Secreto dos EUA vai investigar um incidente inusitado: uma escada rolante da ONU emperrou justamente quando o presidente Donald Trump e a primeira-dama, Melania Trump, a utilizavam. Isso aconteceu na terça-feira, 23 de setembro, durante a chegada do casal à Assembleia Geral da ONU, onde Trump discursaria. Olha só que situação!

A princípio, a ONU atribuiu a pane a um acionamento acidental de um botão de segurança por um cinegrafista da Casa Branca que filmava a chegada de Trump. A explicação? O profissional, filmando de costas, teria inadvertidamente acionado o mecanismo no topo da escada. A ONU explicou em nota que esse mecanismo visa evitar acidentes com pessoas ou objetos presos na engrenagem. “Tipo assim, um sistema de segurança que travou por um engano”, explicou a própria organização.

Mas a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, em entrevista à Fox News, lançou outra hipótese: sabotagem! Ela se baseou em uma reportagem do jornal britânico “The Times”, que noticiou uma suposta conversa informal entre funcionários da ONU brincando com a possibilidade de desligar as escadas rolantes na chegada de Trump. “Eu acho que isso merece uma investigação mais a fundo”, declarou Leavitt. Por conta dessa suspeita, o Serviço Secreto, segundo ela, já iniciou uma apuração.

A cena, registrada por jornalistas presentes, mostra Melania segurando firme nos corrimãos para evitar uma queda quando a escada parou. Depois do susto, o casal prosseguiu a subida normalmente. A própria ONU confirmou que a investigação interna apontou para o acionamento acidental do mecanismo de segurança como causa mais provável.

O episódio, acredite, virou assunto até no discurso de Trump na Assembleia Geral. Ele usou o incidente para criticar a ONU, dizendo: “Acabei com sete guerras, negociei com líderes mundiais e nunca recebi um telefonema da ONU oferecendo ajuda. Tudo o que recebi foi uma escada rolante que parou no meio do caminho!”. Ele também reclamou de problemas com o teleprompter, que, segundo a ONU, estava sob operação da própria Casa Branca.

Mais tarde, nas redes sociais, Trump comentou o ocorrido, afirmando que os imprevistos tornaram o discurso ainda mais memorável. “Sempre uma honra falar na ONU, mesmo com os equipamentos um pouco… falhos”, escreveu ele, com um toque de ironia. Na real, a situação toda gerou bastante repercussão.

Fonte da Matéria: g1.globo.com