Olha só que notícia boa! A safra de laranja tá bombando no interior de São Paulo! Em uma fazenda, com nada menos que 600 mil pés de laranja, a colheita tá no auge. A qualidade das frutas tá incrível, viu? Tudo graças a um clima mais seco, que ajudou bastante no desenvolvimento das laranjas. Isso mesmo, a falta de chuva, que normalmente seria um problema, nesse caso ajudou!
Pra Augusto Blanco, produtor da região, o segredo é a chuva bem distribuída. “Cair tudo de uma vez só estraga a florada”, explica ele. “Esse ano atrasou um pouco por causa do calor, a primeira florada foi prejudicada, mas a segunda vingou, graças a Deus!”. A expectativa dele é colher entre 700 e 800 toneladas, um número bem superior à safra passada, que foi quase metade disso. Ele trabalha com várias variedades de laranja, o que garante uma colheita quase o ano inteiro. “Temos quatro variedades precoces, uma intermediária e duas tardias. A colheita começa em maio e vai até fevereiro ou março do ano seguinte”, conta Augusto.
João Belarmino, outro produtor da região, também tá feliz da vida. Ele lembra que a seca de 2024 deixou os pomares bem fracos, com poucas frutas. Mas as chuvas no final do ano passado salvaram a lavoura! “A segunda florada foi garantida pelas chuvas e agora as árvores estão carregadas! Estamos prevendo uma safra até 35% maior que a anterior!”, comemora João. “Isso anima bastante, mesmo com o preço da caixa um pouco mais baixo”.
Apesar do otimismo geral, a realidade é que o setor ainda enfrenta desafios. Doenças como o greening continuam a ameaçar os laranjais, afetando a produção e os preços. O mercado deve se manter estável nos próximos anos, mas novas plantações demoram para se desenvolver e entrar na produção. Ainda assim, o cenário é positivo, e os produtores estão confiantes!
A reportagem completa foi exibida no programa Nosso Campo em 24/08/2025. Para assistir, acesse o site da TV TEM.
Fonte da Matéria: g1.globo.com