Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Robert Redford: Além das Telas, um Legado de Memes, Beijos e Atrasos

Morreu nesta terça-feira (16), aos 89 anos, Robert Redford, um gigante do cinema americano. Oscar na mão, o cara construiu uma carreira brilhante, respeitada por todos, tanto na frente quanto atrás das câmeras. Mas, sabe?, a história de Redford vai muito além dos sets de filmagem. Ele virou meme, protagonizou um beijo inesquecível com Meryl Streep e, acredite, tinha um passado como jogador de beisebol! Olha só as curiosidades que a gente separou:

**O Cara do Meme que Acenava com a Cabeça:** Você já viu aquele GIF famoso na internet? O “nodding meme guy”, aquele que acena com a cabeça em aprovação? Pois é, o rosto por trás dele é o próprio Robert Redford! A cena icônica? Tirada do faroeste “Mais Forte que a Vingança” (1972), dirigido por Sydney Pollack. No filme, Redford interpreta Jeremiah Johnson, um ex-soldado que busca paz nas montanhas, mas enfrenta a natureza selvagem e conflitos com indígenas e caçadores. A cena do meme? Johnson aprendendo a pescar com sua esposa, Swan (Delle Bolton). A expressão dele depois de finalmente conseguir pegar um peixe… virou lenda! O meme surgiu por volta de 2012 e, por um bom tempo, muita gente confundiu Redford com Zach Galifianakis. A confusão foi tanta que a “People” e o “New York Post” tiveram que desmentir a história. Incrível, né? Em 2021, até “Family Guy” fez uma paródia da cena!

**Um Beijo para a História (e para Meryl Streep):** Em “Entre Dois Amores” (1985), Redford e Meryl Streep protagonizaram uma cena que ficou marcada para sempre. Meryl já declarou em diversas entrevistas que foi o melhor beijo da sua carreira! Em Cannes, em 2024, ela relembrou uma cena específica onde Redford lava seu cabelo: “De certa forma, era uma cena de sexo, tão íntima era. A gente vê tanta cena de gente transando, mas não vemos esse toque, esse cuidado”. Acho que ela resumiu bem a beleza da cena.

**Do Baseball à Fama de Atrasado:** Na juventude, Redford era um jogador de beisebol talentoso, tanto que conseguiu uma bolsa de estudos na Universidade do Colorado. Mas, segundo ele mesmo contou à revista “People” em 1998, virou “o bêbado do campus” e largou a faculdade no segundo ano. Uma pena, mas quem sabe o que seria dele se não tivesse se dedicado à atuação? Aliás, falando em Redford… ele era famoso por se atrasar! Atores, produtores, jornalistas… todos tinham histórias para contar. Will Gompertz, jornalista da BBC, em uma entrevista em 2012, resumiu: “Ele está sempre atrasado. É famoso por isso”. Redford, com bom humor, admitiu a fama em entrevista ao “Washington Post” em 2015, mas a repórter Ann Hornaday registrou em seu artigo que, mesmo com uma hora de atraso para uma entrevista, ele estava “apenas 25 minutos atrasado, o que, segundo o Horário Padrão de Redford, se qualifica como adiantado”. Paul Newman, parceiro de Redford em “Butch Cassidy”, até brincou que “pontualidade é reservada para criminosos, prostitutas e políticos”.

**A Honra Máxima:** Em 2016, Barack Obama entregou a Robert Redford a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior honraria civil dos Estados Unidos. Compartilhou o palco com grandes nomes como Robert De Niro, Tom Hanks, Bruce Springsteen, Diana Ross, Ellen DeGeneres, Lorne Michaels, Bill e Melinda Gates e Michael Jordan. Uma consagração merecida para uma trajetória excepcional.

**Dos Palcos da Broadway às Telas do Mundo:** Antes de dominar Hollywood, Redford pisou nos palcos da Broadway, estreando em 1959 com as peças “Tall Story” e “The Highest Tree”. Seu maior sucesso nos palcos foi em “Barefoot in the Park” (1963). De lá, para o mundo! Um legado inesquecível.

Fonte da Matéria: g1.globo.com