Boa notícia! Depois do desabamento na mina El Teniente, no Chile, as equipes de resgate finalmente registraram progresso na busca pelos cinco mineiros desaparecidos. Olha só, a estatal Codelco anunciou neste sábado, 2 de abril de 2025, que já abriram quatro dos 20 metros de rocha que os separam dos trabalhadores presos. Imagina a tensão! A situação é dramática, né? Além dos cinco desaparecidos, um trabalhador infelizmente morreu e outros nove ficaram feridos no incidente.
O tremor, de magnitude 5, aconteceu na quinta-feira, dia 31 de março, às 17h30 (horário local), na nova unidade Andesita da mina, localizada em Machalí, perto de Rancagua. Me parece que a força do terremoto foi brutal, causando um desabamento significativo na maior mina subterrânea de cobre do mundo. Segundo o presidente-executivo da Codelco, Ruben Alvarado, ainda não houve nenhum contato com os mineiros desaparecidos. Mas o presidente da empresa, Máximo Pacheco, garantiu que as equipes estão trabalhando incansavelmente para acessar a área afetada o quanto antes.
A El Teniente, gente, é gigante! A maior mina subterrânea de cobre do planeta. E o Chile, como todo mundo sabe, é o maior produtor mundial desse metal tão importante para a indústria, essencial em fiação elétrica, motores e até na geração de energia renovável. A pressão é imensa, né? A esperança é que consigam resgatar os mineiros com vida. *Com informações da AFP e da Reuters*
Fonte da Matéria: g1.globo.com