Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Resgate em El Teniente: Avanço nas buscas por mineiros após tremor no Chile

Boa notícia! Depois do desabamento na mina El Teniente, no Chile, as equipes de resgate finalmente registraram progresso na busca pelos cinco mineiros desaparecidos. Olha só, a estatal Codelco anunciou neste sábado, 2 de abril de 2025, que já abriram quatro dos 20 metros de rocha que os separam dos trabalhadores presos. Imagina a tensão! A situação é dramática, né? Além dos cinco desaparecidos, um trabalhador infelizmente morreu e outros nove ficaram feridos no incidente.

O tremor, de magnitude 5, aconteceu na quinta-feira, dia 31 de março, às 17h30 (horário local), na nova unidade Andesita da mina, localizada em Machalí, perto de Rancagua. Me parece que a força do terremoto foi brutal, causando um desabamento significativo na maior mina subterrânea de cobre do mundo. Segundo o presidente-executivo da Codelco, Ruben Alvarado, ainda não houve nenhum contato com os mineiros desaparecidos. Mas o presidente da empresa, Máximo Pacheco, garantiu que as equipes estão trabalhando incansavelmente para acessar a área afetada o quanto antes.

A El Teniente, gente, é gigante! A maior mina subterrânea de cobre do planeta. E o Chile, como todo mundo sabe, é o maior produtor mundial desse metal tão importante para a indústria, essencial em fiação elétrica, motores e até na geração de energia renovável. A pressão é imensa, né? A esperança é que consigam resgatar os mineiros com vida. *Com informações da AFP e da Reuters*

Fonte da Matéria: g1.globo.com