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Renault Boreal: Novo SUV chega em 2025 para desafiar Compass e Corolla Cross

A Renault apresentou na última quinta-feira (10) seu novo SUV médio, o Boreal, pronto para encarar gigantes como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. A estreia por aqui tá marcada para o final do ano, e o preço? Ainda é segredo! Mas, olha só, o lançamento global a partir do Brasil mostra a força do país nos planos internacionais da Renault. E, na real, o Boreal entra num segmento que tá bombando: os SUVs!

Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), os utilitários esportivos já dominam 53% do mercado, esmagando qualquer outro tipo de veículo. Com o Boreal, a Renault completa sua linha de SUVs, já que o Kardian disputa o segmento de entrada (categoria A) com Fiat Pulse e Volkswagen T-Cross, e o Duster briga no segmento B com Jeep Renegade, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker, Volkswagen Nivus e T-Cross.

O Boreal, então, mira o consumidor que busca espaço e um porta-malas generoso no segmento C. Ele é um modelo global, mas com foco em mercados fora da Europa, onde a Renault já conta com o Dacia Bigster (Leste Europeu) e o Koleos (Oeste Europeu), mais sofisticado. Fabricado em São José dos Pinhais (Paraná), o Boreal vai ser exportado para 17 países da América Latina.

Sob o capô, o Boreal traz o conhecido motor 1.3 turbo de quatro cilindros, o mesmo do Duster e da Oroch, com 163 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Em termos de torque, ele se compara ao Jeep Compass 1.3 turbo da Stellantis, mas o Compass leva vantagem na potência (176 cv). Já o Corolla Cross, com seu motor 2.0 aspirado, é o mais potente da categoria, com 177 cv. Aliás, vale notar que o Corolla Cross, líder de vendas em 2025, é o único que ainda não adotou o downsizing, tendência de motores menores e turbo para melhor eficiência.

O Boreal usa câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas. A gente ainda não testou, mas dá pra ter uma ideia do desempenho comparando com o Ford Territory, que tem potência e torque próximos (169 cv e 25,5 kgfm). O Territory, com mais de 1.600 kg, não é um foguete. Dá pra viajar em família sem problemas, mas ultrapassagens exigem cuidado, principalmente com o carro cheio.

A transmissão automatizada de dupla embreagem (com embreagem banhada a óleo, no caso da Renault) é a mais eficiente, com trocas rápidas, combinando esportividade e economia. Mas, cuidado, os reparos podem ser caros caso haja problemas. Já a Toyota usa CVT (transmissão continuamente variável), que prioriza o consumo, mas não é ideal para quem gosta de uma condução mais animada. Por fim, o câmbio automático tradicional da Jeep é mais simples de manter, mas menos eficiente e ágil que as outras opções.

Com 4,56 m de comprimento, o Boreal é maior que Compass e Corolla Cross, mas menor que o Territory. O entre-eixos de 2,70 m é competitivo, embora 2 cm menor que o do Territory. O espaço interno é bom, mas não chega ao nível do Territory. Sabe como é, espaço interno é como cobertor curto: a gente cobre um lado, e o outro fica descoberto!

Mas o porta-malas é um show à parte: 522 litros! São 74 litros a mais que o Territory, 82 litros a mais que o Corolla Cross e 112 litros a mais que o Compass! Supera até mesmo o Fiat Fastback (516 litros). Esse espaço generoso se deve à plataforma modular RGMP (Renault Group Modular Platform), usada também no Kardian. E a Renault ainda planeja o Niagara, um modelo ainda maior baseado na mesma plataforma, mas a chegada ao Brasil ainda não foi confirmada.

O acabamento interno é um ponto que merece atenção. Nas portas traseiras, o plástico predomina, com exceção de uma pequena faixa de couro sintético. Já na frente, o acabamento é mais refinado, com couro e materiais macios. As luzes de ambientação com 48 opções de cores são um toque especial. A central multimídia com Google Automotive nativo é um destaque: mais de cem apps disponíveis diretamente na tela, sem depender do celular ou de Android Auto/Apple CarPlay! Os comandos de voz também são ágeis e precisos.

O painel de instrumentos de 10,1 polegadas é configurável e pode mostrar a navegação, velocidade, conta-giros e nível de combustível, facilitando a direção. O sistema de som Harman Kardon com dez alto-falantes completa o pacote. A versão testada pelo g1 inclui recursos como piloto automático adaptativo, centralização e permanência em faixa, assistente de manutenção de faixa de emergência (e-LKA), alerta de saída segura, Park Assist (ausente no Ford Territory 2025), câmera 360º, sensores de estacionamento e cinco modos de condução (Eco, Smart, Confort, Sport e Personalizável).

E o futuro do Boreal? O lançamento nas lojas está previsto para o último trimestre de 2025. Sem o preço definido, é difícil prever as vendas. Mas se a Renault o posicionar entre R$ 180 mil e R$ 220 mil (faixa dos concorrentes), as chances são boas. A Renault precisa de uma estratégia de preços competitiva para se destacar, já que enfrenta um momento difícil no mercado brasileiro, com SUVs em posições pouco expressivas no ranking da Fenabrave. O desafio é oferecer um SUV médio com ótimo custo-benefício, superando Compass e Corolla Cross em proposta e preço sem abrir mão de tecnologia, espaço e equipamentos.

Fonte da Matéria: g1.globo.com