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Relatório Preliminar Apunta para Corte de Combustível como Fator Crucial na Queda do Boeing 787 da Air India

A tragédia aérea que vitimou 260 pessoas em Ahmedabad, Índia, no dia 12 de junho, ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira (11). Um relatório preliminar da investigação, divulgado hoje, indica que o fornecimento de combustível aos motores do Boeing 787 da Air India foi interrompido 29 segundos antes do impacto. Nossa! Isso muda tudo, né?

O documento detalha que os dois botões de acionamento de combustível – um para cada motor – foram trocados da posição “executar” para “cortado”. Esses botões, localizados no painel de controle, possuem um sistema de segurança que impede acionamentos acidentais: é preciso puxar e levantar uma trava antes de mudar a posição.

Aí que tá o detalhe: o relatório sugere, sem afirmar diretamente, a possibilidade de um ato proposital. As gravações da caixa preta registraram uma conversa entre os pilotos: um deles pergunta ao outro por que o combustível foi cortado, e o outro nega ter feito isso. Ainda não se sabe quem fez a pergunta – o comandante ou o copiloto – nem o motivo do corte. Acho que essa parte da investigação vai ser crucial.

Segundo o especialista americano em segurança aérea John Cox, um acionamento acidental é praticamente impossível. “Não dá pra esbarrar e os botões se moverem”, afirmou ele.

O acidente aconteceu logo após a decolagem do aeroporto de Ahmedabad. O avião, um Boeing 787-8 com 242 pessoas a bordo, caiu em uma área residencial, atingindo um prédio de uma faculdade de medicina. Infelizmente, apenas um passageiro, com dupla nacionalidade indiana e britânica, sobreviveu. O impacto aconteceu por volta da hora do almoço, causando a morte de mais 29 pessoas que estavam no edifício.

A cronologia dos eventos, segundo o horário local, é a seguinte:

* **13h38:39:** Decolagem.
* **13h38:42:** Corte do fornecimento de combustível. Os motores começam a perder potência. Um piloto questiona o outro sobre o corte. O outro nega.
* **13h38:47:** Acionamento de uma turbina de emergência (RAT).
* **13h38:52:** Religamento do combustível no motor 1.
* **13h38:56:** Religamento do combustível no motor 2.
* **13h39:05:** Declaração de emergência (“Mayday, Mayday, Mayday”).
* **13h39:11:** Interrupção dos gravadores de dados e voz, indicando o impacto.

Uma hipótese inicial, a de que os flaps não estavam estendidos, foi descartada. Os destroços mostram que os flaps estavam na posição correta para a decolagem. O combustível também passou por testes e estava em conformidade. Por enquanto, nenhuma recomendação foi feita à Boeing ou ao fabricante dos motores, indicando que a investigação se concentrará no desligamento do fornecimento de combustível.

Anteriormente, as autoridades haviam informado que o avião começou a perder altitude após atingir 198 metros. O destino do voo era o aeroporto de Gatwick, em Londres. Entre os passageiros, 169 eram indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense.

A Air India, que possui 33 aviões Dreamliner em sua frota, viu as autoridades indianas determinarem inspeções em todos os modelos após o acidente. Ainda não há prazo para a divulgação do relatório final, e a Air India não se pronunciou sobre o assunto até o fechamento desta reportagem. A gente fica na expectativa, né?

Fonte da Matéria: g1.globo.com