Tá circulando nas redes sociais um vídeo com legendas em português, afirmando que Vladimir Putin, presidente da Rússia, prometeu enviar navios de guerra ao Brasil caso haja “interferência internacional”. Mas calma, gente! É #FAKE! A informação viralizou no TikTok na quarta-feira, dia 6, acumulando mais de 110 mil visualizações em apenas 24 horas. O vídeo mostra Putin falando russo numa videoconferência, mas as legendas… nossa, que treta! As frases estão totalmente desconexas, uma coisa inacreditável!
Olha só o que dizia a legenda: “O Estado democrático de Direito… todos os conspiradores serão derrubados e julgados pelo povo! Repito: se o Brasil sofrer interferência internacional, enviaremos nossos navios de guerra às praias brasileiras, totalizando 16 mísseis balísticos em cada frota. Ogiva esta que pode atingir Washington DC em apenas 15 a 20 minutos. O Samart 2 tem o poder de destruição de um raio do tamanho da França. Que fique bem claro, o Brasil não está sozinho! Que as manifestações limitem-se apenas ao Brasil. Sem a interferência internacional”. Uau! Que declaração bombástica, né? Só que… não aconteceu.
A publicação pegou fogo no mesmo dia em que o “tarifaço” de Donald Trump entrou em vigor, aumentando as taxas sobre produtos brasileiros nos EUA de 10% para 50%. A Casa Branca, aliás, alegou que o governo brasileiro estaria perseguindo politicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, citando até o ministro Alexandre de Moraes, do STF. Tudo isso contribuiu para a viralização da notícia falsa.
Mas por que essa história é mentira? A gente do Fato ou Fake vasculhou tudo: Google, Bing, jornal, sites de notícias… nada! Nenhuma fonte confiável confirmou essa declaração de Putin. As legendas, com suas frases mal construídas e sem nexo, já denunciavam a farsa. E tem mais: o tal “Samart 2”, provavelmente uma deturpação do nome do míssil russo Sarmat 2, é citado no texto falso, mas não tem absolutamente nada a ver com o Brasil!
Para garantir, a gente usou o Pinpoint, ferramenta do Google que transforma áudio em texto, para transcrever as falas de Putin em russo. Depois, pesquisamos esse texto completo e encontramos as declarações originais em jornais e TVs russas de 10 de outubro de 2022. Nessas declarações, Putin alertava a Ucrânia sobre retaliações em caso de ataques ao território russo. Links para as fontes estão disponíveis [aqui], [aqui] e [aqui]. Portanto, a notícia de que Putin enviaria navios de guerra ao Brasil é pura balela! #FAKE total!
Fonte da Matéria: g1.globo.com