Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Preso Foge de Cadeia Francesa em Saco de Roupa Suja; Recapturado em 72 Horas

Olha só que história inacreditável! Um detento de 20 anos, Elyazid A., escapou da prisão de Lyon-Corbas, no sudeste da França, mas a aventura durou pouco. Ele foi recapturado na segunda-feira (14), na região metropolitana de Lyon, menos de 72 horas após a fuga cinematográfica. A Interpol, inclusive, chegou a ser acionada, já que o cara, conhecido como ‘Joker’ ou ‘Equalizer’, tinha uma ficha corrida pesada: homicídio, porte de armas e ligação com o crime organizado. Nascido em Mayotte, segundo a notificação da Interpol, ele tava cumprindo pena por esses crimes.

A fuga? Incrível! Na sexta-feira (11), ele simplesmente se escondeu num saco de roupa suja! “Um método que a gente nunca viu por aqui”, disse o diretor da administração penitenciária, Sébastien Cauwel, chocado com a situação. Imaginem só a cara dele! Três detentos dividiam a cela, e um deles ia ser libertado no mesmo dia. Aí, Elyazid aproveitou a deixa.

Só no dia seguinte a administração percebeu que o cara tinha sumido. Aí, foi um alvoroço! Alerta vermelho da Interpol, mobilização geral… Mas, na real, o plano quase deu certo. A polícia só conseguiu pegá-lo na segunda de manhã, saindo de um porão em Lyon. Calma, ele não reagiu à prisão, e ninguém se machucou. Ufa!

Além de Elyazid, a polícia também tá atrás do cara que carregou o saco com o fugitivo de 1,72m. Suspeita de cumplicidade, né? “Teve coisa errada aí, situações graves e inaceitáveis”, afirmou Cauwel, visivelmente irritado. Uma investigação interna foi aberta na Inspetoria Geral da Justiça, a pedido do Ministro da Justiça, para esclarecer tudo. E a administração penitenciária promete tomar as medidas disciplinares necessárias. Me parece que vai ter gente respondendo por essa fuga, hein?

A prisão de Lyon-Corbas, inaugurada em 2009, tem capacidade para 660 presos, incluindo 60 mulheres. Mas atualmente, segundo Cauwel, a taxa de ocupação tá em torno de 170%. Isso dificulta muito o trabalho dos agentes, ele explicou. Dá pra imaginar o caos?

Enfim, o “Joker” voltou pra sua cela. A história toda teve um final feliz (pelo menos para a polícia), mas expôs falhas graves no sistema prisional francês. A gente espera que as medidas tomadas evitem que isso se repita, né?

Fonte da Matéria: g1.globo.com