** Presidente Prudente, a capital do Oeste Paulista, tá bombando no setor de vestuário! A cidade atrai olhares de empreendedores e consumidores da região, ávidos por novidades e aquele look arrasador para o fim de semana. Afinal, quem não ama uma blusinha nova, né?
A prova disso? Só no primeiro semestre de 2025, 25 novas lojas de roupas e acessórios abriram as portas na cidade, segundo dados da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo). Isso representa um crescimento significativo, elevando o número de empresas ativas no setor para 855! Olha só que impacto para a economia local e geração de empregos!
Mas calma, gente! Nem tudo são flores. No mesmo período, 19 estabelecimentos fecharam as portas. Ainda assim, o saldo foi positivo: um crescimento de seis novas lojas. Uma vitória, né?
A trajetória do setor nos últimos anos, porém, mostra uma certa instabilidade. Em 2024, foram 24 aberturas e 23 fechamentos – um saldo positivo irrisório de apenas uma loja. Em 2023, o cenário foi negativo, com duas lojas a menos no mercado (17 aberturas x 19 fechamentos). Já 2022 foi um ano excelente, com sete novas lojas (22 aberturas e 15 fechamentos). O ano de 2021 foi ainda melhor, com um crescimento de 15 lojas (29 aberturas e 14 fechamentos). Por fim, 2020, o ano da pandemia, registrou uma queda de cinco lojas (13 aberturas e 18 fechamentos). Ufa, que montanha-russa!
A gerente da loja de plus size Jeniffer Sabrina, 27 anos, localizada no Centro, conta que a pandemia foi um baque. “A gente sofreu uma queda brutal no faturamento, com a loja fechada. Um dia tava tudo normal, no outro, tudo fechado!”, lembra. A solução? Apostar ainda mais no online. “Já tínhamos vendas online, mas a pandemia nos obrigou a intensificar. Começamos a enviar produtos diretamente para os clientes”, explica.
Para Raul Audi Junior, presidente da Acipp (Associação Comercial e de Inteligência de Presidente Prudente), após um crescimento pós-pandemia, os últimos dois anos registraram uma estabilidade. Mas, segundo ele, “o primeiro semestre de 2025 indica uma retomada do crescimento, impulsionado pelo bom desempenho do varejo em São Paulo, com o setor de vestuário acima da média estadual”. Isso é animador!
“Esse cenário positivo reforça nossas expectativas para o setor no município, principalmente considerando os esforços locais em prol do empreendedorismo”, completa Audi.
Jeniffer concorda. As vendas em 2025 estão boas, apesar da concorrência dos marketplaces. “A maior recompensa é ver nosso trabalho duro se transformar em reconhecimento”, afirma, ressaltando a importância da gestão para se adaptar às mudanças no comportamento do consumidor.
Apesar dos altos e baixos, Presidente Prudente se consolida como um polo de vestuário em expansão, atraindo consumidores de toda a região. Renata Lomas, 46 anos, que há sete anos trabalha com moda evangélica modesta no Centro, confirma: “Poderiam ter mais lojas? Sim. Mas já tem bastante variedade! A moda vende bem, né? Qual mulher não compra pelo menos uma peça por mês? Casamento, festa, jantar… sempre tem uma ocasião para usar uma roupa nova!”. Para ela, desistir nunca foi uma opção: “Só desistiria se não tivesse mais dinheiro para investir. Amo esse ramo, a moda é para todos os estilos!”.
A cidade oferece moda, variedade e bons preços, atraindo consumidores como Rayane Lemos Pedroso, de Floresta do Sul. “Começam a surgir lojas que atendem o público mid-size, que é o meu caso. Como moro em um distrito pequeno, sempre vou a Presidente Prudente para comprar roupas e outras coisas que só encontro lá”, conta. Ela destaca a variedade e a confiança gerada pelas lojas tradicionais.
Vinícius Antunes Gomes, de Teodoro Sampaio, também elogia a variedade de Presidente Prudente: “Em Teodoro Sampaio as roupas são mais básicas. Em Presidente Prudente é muito mais fácil encontrar o que procuro, principalmente para minha mãe!”.
Já Nathalia dos Santos Prado, de Rancharia, encontra dificuldades em sua cidade para encontrar peças do seu estilo, tamanho (acima de 42) e com preços acessíveis. “Geralmente compro com vendedoras autônomas, pela internet ou em lojas de departamento dos shoppings de Presidente Prudente”, diz.
Em resumo, Presidente Prudente se consolida como um importante polo de compras de vestuário no Oeste Paulista, oferecendo variedade, opções para diferentes estilos e preços, e atraindo consumidores de cidades vizinhas. O futuro parece promissor para o setor na região!
Fonte da Matéria: g1.globo.com