Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Preocupação com corrupção piora no Brasil; percepção sobre rumos do país melhora, segundo Ipsos-Ipec

Uma pesquisa Ipsos divulgada nesta quinta-feira (25) aponta que a preocupação dos brasileiros com corrupção piorou e que a percepção sobre os rumos do país melhorou, segundo a empresa.
Para 38% dos brasileiros, a corrupção e violência se tornou a principal preocupação com o país, atrás apenas da preocupação com crime e violência, que ainda lidera o ranking, com 43%.
Para chegar aos resultados, foram entrevistadas 1000 pessoas com idades entre 18 e 74 anos. Apesar dessa preocupação crescer, os dados mostram que os brasileiros não descartam a possibilidade do Brasil estar na direção certa e 41% veem que esse é um caminho possível.
O grupo também foi questionado sobre a situação economica e 37% veem a economia do Brasil como “boa”. Isso representa um aumento de 4% ante ao mês de agosto.
Para o CEO da Ipsos no Brasil , Marcos Calliari esse crescimento da preocupação com a corrupção brasileira pode ser explicada pelo atual momento da política nacional e pela cobertura dada pela mídia a esses temas.
“Este movimento pode estar relacionado à ampla cobertura midiática do julgamento da tentativa de golpe, e também da operação realizada pela polícia federal nas investigações de ações do grupo PCC em esquemas de lavagem de dinheiro em São Paulo. Soma-se isso as repercussões da CPMI do INSS e da PEC da Blindagem”, disse.
Ao comparar com a percepção da população mundial sobre esses temas, os brasileiros estão mais preocupados com a corrupção que a média. Globalmente, 28% dos entrevistados pela pesquisa em outros países estão preocupados com a corrupção. Crime e violência, inflação, pobreza e desigualmente social são mais relevantes para essa parcela.
Esta reportagem está em atualização

Fonte da Matéria: g1.globo.com