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Porto de Itaguaí (RJ): Cedro Participações vence leilão para construção de novo terminal


Além do porto fluminense, que tem investimento previsto de R$ 3,53 bilhões, foram realizados certames para os terminais de Santana (AP) e Maceió (AL). O valor total previsto para as três áreas é de R$ 3,62 bilhões, no maior leilão portuário da história. Porto de Itaguaí (RJ)
EBC
O governo federal realizou na tarde desta quarta-feira (18) o maior leilão portuário da história, incluindo propostas para o porto de Itaguaí (RJ). Com oferta de R$ 1 milhão e sem concorrentes, a Cedro Participações, representada pela Ágora, venceu o leilão do terminal fluminense.
O investimento previsto para o porto é de R$ 3,53 bilhões. A concessão, de 35 anos, prevê a construção do novo terminal ITG02, dedicado à exportação de minério de ferro.
Além do porto de Itaguaí, foram realizados certames para os terminais de Santana (AP) e de Maceió (AL). O valor total de investimento previsto para as três áreas é de R$ 3,62 bilhões.
O leilão de arrendamentos portuários ocorreu na sede da B3, a bolsa de valores brasileira, em São Paulo, com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
“O porto [de Itaguaí], sem dúvida alguma, vai mudar completamente a matriz econômica do Rio de Janeiro, gerar competitividade e, sobretudo, emprego e renda”, afirmou o ministro.
Ao todo, oito empresas entraram na disputa pelos três lotes. Veja abaixo os vencedores:
Porto de Itaguaí
A Cedro Participações, representada pela Ágora, fez uma oferta de R$ 1 milhão e venceu o leilão, que não teve concorrentes.
“Com a ampliação da produção de minério no Brasil, vai haver escassez de portos. E nós estamos nos preparando para o futuro. Se a construção vai demorar quatro anos, até lá, acreditamos que o terminal será ainda mais necessário”, afirmou José Carlos Martins, CEO da Cedro.
O governo espera um investimento histórico de R$ 3,53 bilhões no porto de Itaguaí para a construção do novo terminal ITG02, dedicado à exportação de minério de ferro.
Com área de 249 mil m², o terminal terá capacidade para movimentar 21,4 milhões de toneladas por ano, consolidando o porto como um dos principais polos de exportação do país. Segundo o governo, serão gerados 333 empregos diretos, além de “muitos outros” indiretos.
Porto de Santana
Com lance de R$ 58.060.000,00, a Rocha Granéis Sólidos de Exportação, representada pelo Itaú, venceu o leilão.
A área do Porto de Santana (MCP03) é considerada estratégica para o desenvolvimento do Arco Norte.
Com um contrato de 25 anos, o projeto prevê investimentos de R$ 89,9 milhões na construção de silos (área para armazenamento), sistemas de descarregamento e expedição de grãos, além da ampliação do Píer 1 para receber navios de grande porte, informou o governo.
Porto de Maceió
Com lance de R$ 1.451.000,00, o Consórcio Britto-Marcelog, representado pela Terra Investimentos, arrematou o certame.
Estão previstos R$ 6,2 milhões em investimentos para o porto de Maceió (MAC16), ao longo de cinco anos de contrato.
O terminal opera por meio de uso público e movimenta concentrado de cobre, um mineral essencial para indústrias do mundo.
Último leilão do ano
Este é o último leilão portuário do ano. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, a previsão é que, entre 2024 e 2026, sejam leiloados 50 empreendimentos no setor, com garantia de investimentos na ordem de R$ 18,2 bilhões.
Além dos oito projetos de 2024, a expectativa é que sejam realizados 20 arrendamentos e uma concessão em 2025, com investimentos de R$ 8,54 bilhões, e 17 arrendamentos e quatro concessões em 2026, com estimativa de R$ 5,91 bilhões.
Resumão do g1: Disparada do dólar, Reforma Tributária e filme ‘Ainda estou aqui’

Fonte da Máteria: g1.globo.com