Olha só que notícia incrível! Pela primeira vez na história, a Palestina terá uma representante no Miss Universo! A sortuda é Nadeen Ayoub, eleita Miss Palestina em 2022, segundo o jornal “The National”, de Abu Dhabi. A moça, que hoje tem 27 anos, vai carregar a bandeira palestina no concurso, que rola dia 21 de novembro em Bangkok, na Tailândia. Isso é demais, né?
A própria organização do Miss Universo confirmou tudo pra imprensa americana, numa nota que define Nadeen como uma “defensora e modelo talentosa da Palestina”, que representa “a resiliência e a determinação” do país. Tipo assim, eles estão super empolgados em ter a Palestina no evento, celebrando a diversidade e o empoderamento feminino.
Em seu Instagram, Nadeen comemorou a vaga com um post emocionante. Ela disse que vai levar “a voz de um povo que se recusa a ser silenciado”, principalmente diante dos sofrimentos, especialmente em Gaza. Acho que essa frase resume tudo, né? Ela escreveu: “Represento todas as mulheres e crianças palestinas cuja força o mundo precisa ver. Somos mais do que nosso sofrimento. Somos resiliência, esperança e o batimento cardíaco de uma pátria que vive através de nós”. Que força, gente! Me emocionei!
Nadeen vai competir com mais de 130 outras candidatas na 74ª edição do concurso. Acho que ela vai arrasar! Vale lembrar que atualmente 146 países e territórios da ONU reconhecem o Estado palestino, e mais cinco – França, Reino Unido, Canadá, Eslovênia e Austrália – já sinalizaram que farão o mesmo. Em julho, a ONU declarou que a solução de dois Estados é o único caminho para a paz entre Israel e Palestina. Essa participação da Nadeen no Miss Universo pode ser um passo importante para a visibilidade da causa palestina no mundo todo. Que venha o Miss Universo!
Fonte da Matéria: g1.globo.com