Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

ONU permite participação virtual de Abbas na Assembleia Geral após veto americano

Olha só que situação inusitada! A ONU decidiu, nesta sexta-feira (19), que Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), vai participar da Assembleia Geral por videoconferência. Acontece que os EUA, na real, tinham barrado a entrada dele em Nova York, né? Eles simplesmente negaram vistos para membros do governo palestino. Isso ia impedir Abbas de discursar pessoalmente no encontro, que rola na próxima semana e reúne líderes do mundo todo.

Abbas, pra quem não sabe, costuma comparecer a essas Assembleias Gerais, que acontecem anualmente. Ele é o líder da ANP, que administra parte da Cisjordânia – território palestino com forte presença israelense. Imaginem a saia justa!

Mas a ONU encontrou uma solução. Uma resolução permitindo a participação virtual de Abbas foi aprovada com folga: 145 votos a favor! Apenas um país votou contra, e seis se abstiveram. Ufa! Assim, o presidente palestino poderá, sim, fazer seu discurso, mesmo com o entrave americano. Me parece que a diplomacia internacional deu um jeito de contornar essa situação delicada.

Fonte da Matéria: g1.globo.com