A espera acabou! Depois de 16 longos anos, o Oasis voltou aos palcos! Na sexta-feira (4), os irmãos Gallagher, Noel e Liam, se apresentaram em Cardiff, País de Gales, num show que fez mais de 60 mil fãs voltarem no tempo, aos gloriosos anos 90. Gente de todo canto do mundo se espremeu na capital galesa pra esse show que, pra muita gente, parecia um sonho impossível. Noel, com seus 58 anos, e Liam, 52, não dividiam um palco desde a separação explosiva da banda em 2009. Olha só a cena: um cartaz na plateia dizia tudo: “A longa espera acabou”.
E que show! Depois de um vídeo com as manchetes que registraram as famosas brigas entre os irmãos – aquelas tretas que viraram lenda – a banda subiu ao palco sob uma salva de aplausos ensurdecedores. A abertura com “Hello” e aquele refrão, “It’s good to be back”, causou arrepios na galera!
O show durou duas horas, e, apesar da interação com a plateia ter sido, tipo assim, bem contida, Liam chegou a perguntar se todo mundo tava curtindo. “Valeu as 4 mil libras que vocês pagaram pelo ingresso?”, brincou ele, numa referência aos preços absurdos dos tickets. “Obrigado por terem nos aguentado todos esses anos”, agradeceu o vocalista. Os irmãos até se cumprimentaram com um aperto de mão rapidinho, mas mantiveram uma certa distância no palco, sabe? Só um abraço breve no final pra selar a volta.
O setlist? Uma viagem no tempo! Priorizou os sucessos dos dois primeiros álbuns, “Definitely Maybe” e “What’s the Story (Morning Glory)”, com algumas pérolas lado B que os fãs mais fanáticos amam. “Wonderwall”, “Don’t Look Back in Anger”, “Cigarettes & Alcohol” e “Champagne Supernova”? É claro que estavam lá! A lista completa tá logo abaixo.
Aliás, no final de “Live Forever”, rolou uma homenagem emocionante nos telões: uma imagem do jogador português Diogo Jota, do Liverpool, que infelizmente faleceu num acidente de carro na quinta-feira (3). Me deu um aperto no coração.
Nathan Price-Gearey, um fã que tava lá, resumiu tudo pra Associated Press: “Foi absolutamente incrível — o melhor show da minha vida”. E não é que ele tava certo?
A turnê “Live ’25” começou em Cardiff e vai passar por 19 datas no Reino Unido e na Irlanda. Depois, a banda vai pra América do Norte, América do Sul, Ásia e Austrália, terminando em São Paulo no dia 23 de novembro.
Pra Mark Sutherland, jornalista musical da Reuters, “O que torna a reunião do Oasis especial é o que torna qualquer reunião especial: tem que ser algo que as pessoas realmente queiram e que pensaram que nunca veriam. O Oasis preenche esses dois requisitos”. Matt Hobman, 48 anos, foi ainda mais longe: “Eles são mais do que uma banda, é quase como um movimento. É como um pedaço da identidade britânica.”
No palco, além dos irmãos Gallagher, estavam Paul “Bonehead” Arthurs (guitarra), Gem Archer (guitarra), Andy Bell (baixo) e Joey Waronker (bateria). Fundado em Manchester em 1991, o Oasis foi uma das bandas britânicas mais importantes dos anos 90, com oito álbuns no topo das paradas do Reino Unido. Mas a história deles sempre foi marcada pelas brigas entre os irmãos Gallagher – nos palcos, nos bastidores, em entrevistas… Após uma mega-treta nos bastidores de um show na França em 2009, eles resistiram por anos à pressão pra uma reunião, mesmo com ofertas milionárias. Mas, no fim, a magia do Oasis prevaleceu!
**Setlist Completo:**
Hello
Acquiesce
Morning Glory
Some Might Say
Bring It On Down
Cigarettes & Alcohol
Fade Away
Supersonic
Roll With It
Talk Tonight
Half the World Away
Little por Little
D’You Know What I Mean?
Stand por Me
Cast No Shadow
Slide Away
Whatever
Live Forever
Rock ‘n’ Roll Star
The Masterplan
Don’t Look Back in Anger
Wonderwall
Champagne Supernova
*Com informações da Reuters e da Associated Press
Fonte da Matéria: g1.globo.com