Os shows de reunião do Oasis em Wembley, Londres, em 2025, quebraram recordes! A galera bebeu tanto que foram vendidos, em média, 140 mil litros de cerveja POR NOITE, durante os sete shows! Isso dá quase R$ 100 milhões em vendas só de cerveja! Imagina a farra!
Pra você ter uma ideia da dimensão, os shows do Coldplay no mesmo estádio em 2023, registraram cerca de 70 mil litros por noite. Já Taylor Swift, ficou longe, com quase 20 mil litros por apresentação. Todas essas informações são da Delaware North, a empresa responsável pela comida e bebida em Wembley.
Olha só que loucura: a Delaware North teve que improvisar um monte! Usaram armários, espaços embaixo das escadas… tudo pra guardar os quase 4.500 barris necessários pra abastecer a sede dos fãs dos Gallagher! Com cerca de 80 mil pessoas por show, dá uma média de um litro e meio por fã, considerando que nem todo mundo bebe.
E o que acontece em outros estilos musicais? No metal, por exemplo, o Metallica, no Stade de France, em Paris, viu seus fãs consumirem cerca de 50 mil litros de cerveja. Já no mundo country, o Stagecoach Festival, em Indio, Califórnia, vende mais álcool em UM ÚNICO DIA do que o Coachella em SEUS DOIS FINS DE SEMANA! Os dois rolam no mesmo local, inacreditável, né?
E aqui no Brasil? No Rock in Rio 2024, foram vendidos 520 mil litros de chope em sete dias, com uma média de público de 105 mil pessoas por dia. Isso dá, aproximadamente, 75 mil litros de chope por dia! A operação foi gigantesca: 15 carretas e 6 mil barris foram usados no transporte da bebida.
De acordo com o Relatório do Mercado de Eventos no Brasil, da plataforma Zig, o gasto médio dos brasileiros com bebidas alcoólicas em shows, festivais e eventos esportivos em 2025, até o momento, foi de R$ 120 por pessoa. A cerveja reina absoluta, representando 77% das vendas. A Zig analisou mais de 412 milhões de transações em 9.900 eventos entre 2023 e 2025, incluindo grandes eventos como Rock in Rio, Lollapalooza e Festa do Peão de Barretos. Uma análise bem completa, né?
Uma tendência interessante: entre os jovens de 15 a 29 anos, os drinques prontos para beber estão bombando! Vodca, cachaça e outras bebidas destiladas misturadas com sucos e refrigerantes estão cada vez mais populares.
Fonte da Matéria: g1.globo.com