Pesquisar
Close this search box.
Notícias

'O Agente Secreto': veja quando o filme brasileiro que ganhou os prêmios de melhor diretor e ator no Cannes 2025 deve estrear no Brasil


Segundo a BBC, a estreia nacional dele está prevista para o segundo semestre de 2025. O diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho recebe o prêmio de Melhor Ator em nome do ator brasileiro Wagner Moura pelo filme “O Agente Secreto” durante a Cerimônia de Encerramento da 78ª edição do Festival de Cinema de Cannes, em Cannes, sul da França, em 24 de maio de 2025.
Valery HACHE / AFP
O ator Wagner Moura venceu neste sábado (24) o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes 2025, pelo filme “O Agente Secreto”. O diretor do longa, Kleber Mendonça Filho, também conquistou o prêmio de melhor direção.
Segundo a BBC, a estreia nacional dele está prevista para o segundo semestre de 2025.
“O Agente Secreto” estreou internacionalmente no festival no domingo com cerca de quinze minutos de aplausos, segundo a jornalista Jada Yuan, do Washington Post. Desde então, o longa ganhou muitos elogios da crítica internacional.
Ambientado nos anos 1970, “O Agente Secreto” conta a história de um professor universitário, interpretado por Moura, que volta para Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que corre em plena ditadura militar. Veja o trailer abaixo:
Assista ao trailer de ‘O Agente Secreto’
Outros prêmios
Também nesta edição do Festival de Cannes, o filme brasileiro ganhou o prêmio da Crítica. O anúncio foi publicado no Instagram da Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci). Esse prêmio, no entanto, não faz parte da lista oficial – a categoria foi criada por críticos de forma paralela.
“O Agente Secreto” levou ainda o prêmio o “Art et Essai”, dos exibidores independentes da França.
Manas
Além de “O Agente Secreto”, o cinema nacional ganhou outras homenagens no Festival de Cannes deste ano. O Brasil foi escolhido como o país de honra dessa edição.
Marianna Brennand recebeu o prêmio Women in Motion Emerging Talent, que reconhece o primeiro longa de ficção de diretoras estreantes. O troféu foi entregue por “Manas”, produção da Inquietude, em parceria com Globo Filmes.
O filme conta a história de Tielle (Jamilli Correa), garota de 13 anos que vive em uma comunidade ribeirinha na Ilha do Marajó e sofre abusos sexuais dentro e fora de casa.
Filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, ganhou o prêmio da Crítica no Festival de Cannes neste sábado (24)
Reprodução/Instagram

Fonte da Máteria: g1.globo.com