Pesquisar
Close this search box.
Notícias

Netanyahu promete agir contra os Houthis após ataque ao principal aeroporto de Israel


Imagens de circuito de segurança mostram o momento em que um míssil lançado do Iêmen cai perto do aeroporto de Tel Aviv. ‘Israel responderá’, declarou o primeiro-ministro do país. Míssil cai perto do principal aeroporto de Israel
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou neste domingo (4) que o país irá agir contra os Houthis após o grupo apoiado por Teerã lançar um ataque contra o principal aeroporto internacional israelense.
Imagens de um circuito de segurança mostram o momento em que um míssil lançado do Iêmen cai próximo ao aeroporto de Tel Aviv. (veja no vídeo acima)
De acordo com a agência de notícias Reuters, o projétil caiu perto do principal terminal internacional do aeroporto Ben Gurion. O exército israelense investiga o ataque.
“Os ataques dos Houthis vêm do Irã”, escreveu Netanyahu no X. “Israel responderá ao ataque Houthi contra o nosso principal aeroporto. E, no momento e local que escolhermos, aos seus mestres terroristas iranianos”, acrescentou.
Mais cedo, os Houthis anunciaram que pretendem impor um bloqueio aéreo total a Israel, com ataques repetidos ao Aeroporto Ben Gurion e a outros terminais do país, segundo publicação em um canal público no Telegram.
Em declaração logo após o ataque, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou que “quem prejudicar Israel será prejudicado sete vezes mais.”
O Canal 12 de notícias de Israel anunciou que Netanyahu se reuniria com ministros de segurança e autoridades de defesa neste domingo para discutir uma resposta.
Já nesta tarde, o canal de notícias de língua árabe Al Hadath reportou em sua conta no X ataques aéreos dos EUA contra posições Houthi na província de Saada, no Iêmen.
Benjamin Netanyahu em 2 de setembro de 2024
Ohad Zwigenberg / Pool / AFP
Impactos do ataque
As companhias aéreas Air India, TUS Airways, Delta Air Lines, Lufthansa Group e British Airways cancelaram seus voos para o aeroporto de Tel Aviv neste domingo. Outros, para os aeroportos de Newark e JFK, por exemplo, sofreram atrasos de cerca de 90 minutos.
O serviço de ambulância de Israel declarou que não houve relatos de feridos graves. Um homem e uma mulher com ferimentos leves foram levados para um hospital, e duas pessoas estavam sendo atendidas no local por efeitos de pânico.
As autoridades do aeroporto disseram que o projétil caiu próximo a uma estrada perto do estacionamento do Terminal 3.
Várias pessoas no aeroporto gravaram vídeos que mostravam uma coluna de fumaça preta visível nas proximidades, atrás de aeronaves estacionadas e prédios. A agência informou que não verificou a procedência dos vídeos.
Os rebeldes houthis do Iêmen têm lançado mísseis contra Israel, afirmando estar agindo em solidariedade aos palestinos da Faixa de Gaza.
Míssil lançado do Iêmen cai perto do principal aeroporto de Israel
Reuters
* Com informações da agência de notícias Reuters.

Fonte da Máteria: g1.globo.com