
Gilberto Waller Júnior assumiu o INSS após investigação apontar desvio do dinheiro de pensionistas. Lula deu missão de “sanear INSS”, diz novo presidente
O novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, afirmou nesta sexta-feira (2) que sua principal missão à frente do órgão será sanear a instituição e recuperar a confiança da população após os recentes escândalos de fraude.
A declaração foi dada no segundo dia dele no cargo, em entrevista exclusiva para a GloboNews.
“Estou há um dia dentro do INSS e estou seguindo a determinação do presidente da República, que é sanear o INSS, retirar qualquer pecha de corrupção do INSS. É para que o segurado tenha, na verdade, confiança no INSS”, afirmou Waller.
O novo presidente do INSS, Gilberto Waller, em entrevista à GloboNews
Reprodução
Ressarcimento
O novo presidente do INSS afirmou também que uma prioridade é o ressarcimento dos aposentados atingidos pelas fraudes.
“O que a gente está preocupado agora é assegurar que estas instituições que se beneficiaram injustamente, ilegalmente do segurado, que elas tenham seus bens acautelados pela Justiça por meio da Advocacia-Geral da União [AGU] para que assegure que não seja o cidadão que pague esse rombo, que efetivamente ele seja ressarcido e a gente possa retirar de quem realmente cometeu a fraude ali dentro”, disse Waller.
Segundo ele, a nova gestão iniciou um levantamento interno de casos com indícios de irregularidades e convocou a Controladoria-Geral da União (CGU) para identificar pendências entre o INSS e os órgãos de controle.
“A gente chamou a Controladoria-Geral da União para levantar pra gente todos os casos de pendência de resposta que o INSS tem para com os órgãos de controle”, disse.
Waller afirmou ainda que as providências já estão sendo repassadas às equipes internas e que o objetivo é evitar a repetição de escândalos como o revelado na semana passada pela Polícia Federal. A investigação apontou um esquema bilionário de fraudes envolvendo descontos indevidos em aposentadorias e pensões por meio de associações cadastradas sem autorização.
Recados aos aposentados
O novo presidente do INSS deu dois recados para os aposentados. Pediu para eles confiarem na administração pública, que vai buscar o ressarcimento. E também alertou para que não acreditem em mensagens dizendo que são do INSS.
“Primeiro, confie na administração pública. A administração pública, o INSS, ele vai procurar defender o seu direito. E segundo, cuidado com quem te procura. O INSS não manda link, o INSS não manda SMS. Os canais adequados de comunicação são o 135 e o ‘Meu INSS'”, afirmou.
Fonte da Máteria: g1.globo.com