Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Minas Gerais a um passo de conquistar título inédito da Unesco: Parque Nacional Cavernas do Peruaçu pode virar Patrimônio Mundial

Eita! Minas Gerais pode ganhar um título pra lá de importante! Neste domingo (13), o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no Norte do estado, pode ser declarado Patrimônio Mundial Natural pela Unesco, durante a 47ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial em Paris. Se rolar, será a primeira vez que Minas Gerais conquista esse tipo de reconhecimento pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Imagina só!

O parque é um espetáculo da natureza: 250 cavernas, pinturas rupestres com quase 12 mil anos, cânions de até 200 metros de profundidade… Impressionante, né? A área, localizada a 670 quilômetros de Belo Horizonte, no encontro dos municípios de Itacarambi, Januária e São João das Missões, é um verdadeiro tesouro arqueológico e natural, com mais de 56 mil hectares e 500 formações geológicas catalogadas. Aliás, a biodiversidade por lá é incrível, abrangendo ecossistemas do Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, além de abrigar comunidades tradicionais e indígenas, como o povo Xacriabá.

Algumas cavernas são gigantescas, com mais de 100 metros de altura! Os pesquisadores já encontraram pinturas rupestres que datam de aproximadamente 12 mil anos – uma janela para o passado, sabe? A Unidade de Conservação foi criada em 1999 e oferece trilhas, mirantes e passarelas para garantir a segurança e preservação dos sítios arqueológicos. Ah, e quem quiser visitar precisa agendar com o ICMBio pelo e-mail [email protected].

A Gruta do Janelão é a atração principal, com uma estalactite monumental, apelidada de “Perna da Bailarina”, considerada a maior do mundo. A trilha do Arco do André também é imperdível, com mirantes de tirar o fôlego, como o Mirante das Cinco Torres e o do Mundo Inteiro, além de cavernas incríveis, como a Caverna do Arco do André, Troncos e Cascudos.

Se o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu for declarado Patrimônio Mundial, será a segunda conquista internacional consecutiva de Minas Gerais junto à Unesco. Em 2024, os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal já haviam sido reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Além disso, Minas Gerais já ostenta quatro títulos de Patrimônio Cultural Material pela ONU: Ouro Preto, Congonhas, Diamantina e o Conjunto Moderno da Pampulha. Uau! Que orgulho!

O Brasil já conta com outros locais reconhecidos como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco: Parque Nacional do Iguaçu (PR), Costa do Descobrimento: Reservas da Mata Atlântica (BA/ES), Reservas da Mata Atlântica (PR/SP), Complexo de Conservação da Amazônia Central (AM), Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal (MT/MS), Ilhas Atlânticas – Fernando de Noronha e Atol das Rocas (PE/RN) e Reservas do Cerrado: Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas (GO). Mas, se o Peruaçu entrar para a lista, será uma conquista e tanto para Minas Gerais!

Fonte da Matéria: g1.globo.com