Nesta sexta-feira (11), durante evento em Linhares (ES) para anunciar indenizações às vítimas do rompimento da barragem de Fundão (2015), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) surgiu usando um boné azul com a frase “O Brasil é dos brasileiros”. A atitude, aparentemente simples, é na verdade um forte recado. Sabe por quê? Porque reacende a “batalha dos bonés”, embate político que rolou em fevereiro no Congresso.
Naquela ocasião, deputados governistas usaram bonés semelhantes em resposta à oposição, que ostentava um boné verde e amarelo com a inscrição “Comida barata novamente. Bolsonaro 2026”. Olha só que coincidência: um dia depois daquela sessão, Lula apareceu em vídeo com o mesmo boné azul. Agora, com a decisão de Donald Trump de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, o acessório volta à cena.
A estratégia é clara: Lula, usando o boné, reforça a postura do governo contra a taxação americana. A carta de Trump, que alega erroneamente um déficit comercial americano em relação ao Brasil (dados oficiais mostram o contrário), e ainda critica o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF por crimes como tentativa de golpe e organização criminosa, escancarou a interferência na soberania nacional. A resposta? Negociação com os EUA, e, se não der certo, retaliação via Lei de Reciprocidade.
Enquanto isso, a oposição, liderada por Bolsonaro e seu PL, atribui a culpa da tarifa a Lula, espalhando nas redes sociais a hashtag “a culpa é do Lula”. Já o governo, por meio de ministros como Jorge Messias (AGU) – que declarou: “O presidente Lula presta continência a uma única bandeira, a bandeira do Brasil” – e Rui Costa (Casa Civil) – que disse: “Com o ataque dos EUA, nós sabemos quem são os brasileiros e quem são os traidores da pátria” – responde às críticas, sem citar Bolsonaro nominalmente, mas deixando claro o alvo. Renato Casagrande, governador do Espírito Santo, também se manifestou contra Trump, elogiando Lula, mas alertando contra uma “guerra de tarifas”. O PT, por sua vez, lançou uma campanha nas redes sociais com a frase “Defenda o Brasil”, um apelo à união nacional em tempos de tensão internacional. Enfim, o boné, além de um acessório, virou símbolo de uma disputa política acirrada e uma resposta direta às pressões externas.
Fonte da Matéria: g1.globo.com