Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Lula e Modi unem forças contra tarifas de Trump; cooperação comercial entre Brasil e Índia é fortalecida

Presidente Lula e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram longamente ao telefone na quinta-feira (7), por cerca de uma hora, segundo o Palácio do Planalto. No centro da conversa? A resposta conjunta dos dois países às tarifas unilaterais impostas pelos Estados Unidos. Na real, a situação tá tensa! Os EUA aplicaram uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros na quarta-feira (6), o mesmo dia em que Trump anunciou uma tarifa extra de 25% sobre produtos indianos – uma verdadeira bomba no comércio internacional!

Olha só: Trump justificou a medida contra a Índia alegando retaliação pela compra contínua de petróleo russo, o que, segundo ele, alimenta a guerra na Ucrânia. Mas isso serve também como um aviso ao Brasil, que mantém relações comerciais com Moscou e pode sofrer represálias semelhantes. A gente tá falando de um verdadeiro tarifaço!

Em nota oficial, o governo brasileiro informou que Lula e Modi discutiram o cenário econômico internacional e a imposição dessas tarifas unilaterais, que afetam os dois países de forma significativa. Ambos os líderes ressaltaram a importância de defender o multilateralismo e de enfrentar os desafios atuais, explorando ao máximo as oportunidades de maior integração entre Brasil e Índia.

Segundo assessores de Lula, a ligação já estava sendo negociada antes do anúncio da nova tarifa sobre a Índia. Com essa nova cobrança, a tarifa total sobre produtos indianos chega a 50%, igual à aplicada ao Brasil. Isso é realmente preocupante!

O Planalto confirmou que Lula visitará a Índia no próximo ano. Antes disso, em outubro, o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, liderará uma delegação de ministros e empresários brasileiros para discutir cooperação em diversas áreas: comércio, defesa, energia, minerais críticos, saúde e inclusão digital. Alckmin, aliás, comanda o comitê criado por Lula para negociar com os EUA sobre essa questão tarifária. A estratégia do governo também inclui a busca por novos mercados, com foco em ampliar as vendas para a Índia.

A conversa entre Lula e Modi também incluiu uma troca de informações sobre as plataformas de pagamento virtuais dos dois países, PIX e UPI, respectivamente. E sabe o que é curioso? O PIX foi citado pelos EUA como um ponto de desequilíbrio na relação comercial, alegando que prejudica os meios de pagamento de gigantes americanas de tecnologia.

Brasil e Índia são membros do BRICS, um grupo de economias emergentes que inclui também China, África do Sul, Rússia e outros. Lula pretende discutir esse “tarifaço” com os demais parceiros do BRICS, um bloco criticado por Trump devido ao seu plano de substituir o dólar em transações comerciais.

Além de buscar uma resposta conjunta ao tarifaço, Lula quer abrir novos mercados para produtos brasileiros na Índia e cogita uma visita ao país em 2026. Modi, que visitou Lula no Palácio do Alvorada há um mês, reforçou a intenção de ampliar o comércio bilateral, chegando ao ambicioso objetivo de US$ 20 bilhões anuais. Me parece que essa parceria tem tudo para dar certo!

Fonte da Matéria: g1.globo.com