Câmara deve votar isenção do IR até R$ 5 mil nesta quarta (01)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (1º) que está “convencido” de que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal vão aprovar o projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil por mês.
“Eu acho que é importante a gente ver que esse desconto no imposto de renda, porque nesse país aqui, quem acompanha sabe que nem reajuste da tabela do imposto de renda saiu nesse país. Então eu acho que é um primeiro passo extraordinário, é uma conquista. É o primeiro sinal de justiça tributária que se faz nesse país. Eu estou convencido que a Câmara vai aprovar, que o Senado vai aprovar e eu que vocês encontraram um outro jeito ou mais um jeito de fazer novas lutas aqui nesse país”, disse Lula.
Lula deu a declaração durante um encontro, no Palácio do Planalto, com representantes de movimentos sociais favoráveis ao projeto. Durante o encontro, o grupo apresentou ao presidente Lula o resultado parcial de um plebiscito com assinaturas favoráveis à isenção do Imposto de Renda. Também foi pauta da consulta entregue ao presidente a defesa da redução da jornada de trabalho 6×1.
Antes da agenda com o presidente Lula, os sindicalistas se reuniram com o presidente da Câmara, Hugo Motta. Em um plebiscito, a população é chamada a votar e dizer se é a favor ou contra um determinado tema. Cerca de 1,5 milhão de votos foram computados.
Segundo sindicalistas que participaram do encontro ouvidos pela GloboNews, Lula manifestou confiança de que os deputados vão aprovar o relatório de Lira sem grandes modificações.
O presidente disse que o plesbicito entregue pelos movimentos sociais “é extremamente novo para a luta social das pessoas”.
“É muito importante, é um processo de conscientização, sobretudo numa época política em que a democracia está correndo risco. Em que o extremismo conservador tem crescido em várias partes do mundo. Em que o negacionismo tem criado corpo no mundo inteiro que as pessoas querem desvalorizar o multilateralismo que é a forma mais importante de se trabalhar em harmonia entre os estados nesse país. E quando a democracia corre risco, tudo que a gente conquistou vai para o beleléu”, disse.
O presidente do PT, Edinho Silva, que participou do encontro com Lula, afirmou que o presidente elogiou muito o relatório final de Lira e mostrou confiança na aprovação do relatório na Câmara. “A mesma confiança também o presidente Lula demonstrou, confiança nas lideranças, confiança nos partidos, também, além do presidente Hugo Motta, a confiança no presidente Davi Alcolumbre que seja mantido o relatório produzido pela Comissão Especial.”
Antes da agenda com o presidente Lula, os sindicalistas se reuniram com o presidente da Câmara, Hugo Motta. Em um plebiscito, a população é chamada a votar e dizer se é a favor ou contra um determinado tema. Cerca de 1,5 milhão de votos foram computados.
“É um momento importante para que essas duas agendas tenham acontecido, porque mostra que tem mobilização da sociedade, e um plebiscito para que ele aconteça. Existe um diálogo com a sociedade, são reuniões que são feitas, são debates que são feitos. É importante dizer que está sendo entregue simbolicamente hoje, mas o plebiscito continua até o dia 12 de outubro”, disse Edinho Silva.
Fonte da Matéria: g1.globo.com