Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Notícias

Lula deve vetar aumento do número de deputados, afirmam assessores

A pressão tá alta! Com menos de 24 horas para o presidente Lula decidir sobre o projeto que aumenta o número de deputados, a informação que chega do Planalto é de que ele deve vetar a proposta. Isso, meus amigos, poderia causar um baita de um atrito com a Câmara.

Fontes próximas ao presidente garantem que, até a noite de terça-feira, a tendência era mesmo o veto. E olha só: nesta quarta-feira de manhã, a ministra da Articulação Política, Gleisi Hoffmann, e os líderes do governo vão se reunir com os presidentes da Câmara e do Senado para discutir o assunto. Vai ser tenso!

Um veto presidencial, na real, criaria uma crise com potencial para engavetar todas as pautas do governo no Congresso. Imaginem só a confusão! Apesar disso, Lula tem afirmado que o veto atenderia à vontade popular. Uma pesquisa Datafolha mostrou que 76% dos brasileiros são contra o aumento do número de deputados. A população, pelo jeito, não tá nada satisfeita.

O Congresso aprovou o aumento, passando de 513 para 531 deputados. Isso significa mais gastos para a Câmara e um efeito cascata no número de deputados estaduais. Se o veto acontecer, o Congresso teria que derrubá-lo, o que seria um desgaste político enorme.

Nos últimos 15 dias, o governo ficou dividido entre ministros a favor e contra o veto. Uma verdadeira guerra interna!

Se Lula não decidir até o fim desta quarta, o projeto será aprovado automaticamente, por sanção tácita. Ou seja, o silêncio do presidente, dentro do prazo legal, transforma o projeto em lei. E aí, será que Lula vai deixar para a última hora? A gente fica de olho!

Fonte da Matéria: g1.globo.com