A polêmica sobre líquidos na bagagem de mão em voos internacionais voltou a bombar nas redes sociais! Influenciadores relataram que o Aeroporto de Guarulhos (GRU), em São Paulo, teria começado a exigir, na semana passada, que todos os líquidos fossem colocados em sacos plásticos tipo zip lock. Isso pegou muita gente de surpresa e causou, segundo eles, longas filas no embarque. Mas calma! A GRU Airport desmente tudo isso. Eles afirmam que as regras são as mesmas desde 2019, conforme a Resolução 515 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e valem para todos os aeroportos brasileiros. Então, vamos esclarecer de uma vez por todas o que diz a Anac sobre o assunto?
**Regras para líquidos na bagagem de mão (em voos internacionais ou conexões internacionais):**
* **Atenção:** As regras se aplicam a cremes, pomadas, géis, aerossóis e afins.
* **Capacidade:** Cada frasco deve ter no máximo 100ml.
* **Embalagem:** Todos os frascos precisam estar dentro de uma única embalagem plástica transparente e com fecho (zip lock ou similar), com capacidade máxima de 1 litro. Os frascos devem caber com folga dentro da embalagem.
* **Limite:** Cada passageiro só pode levar uma embalagem.
* **Inspeção:** A embalagem deve ser apresentada separadamente da sua bagagem de mão, e de itens como casacos e notebooks, durante a inspeção de segurança.
**Exceções:**
* **Medicamentos:** Medicamentos com receita médica podem ser transportados.
* **Alimentação de bebês e dietas especiais:** Líquidos para alimentação infantil ou dietas especiais, em quantidade suficiente para todo o voo (incluindo conexões), são permitidos.
* **Importante:** Mesmo com essas exceções, é preciso apresentar esses itens separadamente na inspeção.
**Compras no Free Shop:**
Ah, as compras no duty free! Elas têm regras diferentes.
* **Compras no aeroporto antes do embarque internacional:** Se você comprou no free shop antes de embarcar em um voo internacional, os produtos podem ter mais de 100ml, desde que estejam em embalagens plásticas padronizadas e com o comprovante de compra visível. Mas atenção: se você sair da área de embarque, perde esse benefício!
* **Compras em outro país ou a bordo para conexões internacionais:** Se você comprou em outro país ou no avião e vai fazer uma conexão internacional, os produtos precisam estar em embalagens plásticas padronizadas, o comprovante de compra (feito até 48 horas antes do voo) deve estar visível, e os líquidos devem ter passado por uma inspeção com detector de explosivos e estar em uma nova embalagem lacrada. Se o aeroporto não tiver esse tipo de equipamento, o líquido não pode ir na cabine do avião.
**E se eu não seguir as regras?**
A Anac não especifica as penalidades, mas, segundo os procedimentos internacionais de segurança, você provavelmente terá que despachar a bagagem ou descartar os líquidos na hora da inspeção. Não vale a pena arriscar, né? É melhor se prevenir!
Fonte da Matéria: g1.globo.com