** O Detran-SP anunciou leilão online de motos com ofertas imperdíveis! O evento rola dia 20 de agosto e tem opções pra todos os gostos, de sucatas a motos prontas pra rodar. A estrela? Uma Yamaha XT 660R, com lance inicial em R$ 18.600! Mas olha só, tem também uma Kasinski Comet 150, bem mais em conta, começando em R$ 1.500. Dá pra acreditar?
O leilão é online, mas a visitação dos veículos acontece nos dias 18 e 19 de agosto, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no pátio do Detran em Limeira (SP). A retirada das motos será entre 11 de setembro e 3 de outubro. O pagamento pode ser feito via boleto, PIX ou cartão de crédito.
No total, são 106 motos aptas a circular e 2 sucatas com motor recuperável. Segundo o edital, motos “aptas” podem voltar às ruas, mas o comprador fica responsável pelo registro e taxas. O Detran-SP avisa: eles não respondem por problemas mecânicos depois da compra. Tá tudo no edital, hein!
A Honda XRE 300 de 2016 é a opção mais barata, com lance inicial em R$ 300, mas é considerada sucata. Já a XRE 300 de 2013 tem lance inicial de R$ 3.500. Outras opções interessantes: uma Yamaha XT 660R de 2016 (lance inicial de R$ 11.000), uma Honda XRE 300 de 2016 (R$ 8.000) e uma Yamaha Lander XTZ250 de 2011 (R$ 5.300).
Vale lembrar que esses lances mínimos são apenas o ponto de partida. A avaliação leva em conta o preço de mercado e o estado de cada moto. Ah, e atenção! O leilão é aberto ao público, mas algumas pessoas e empresas não podem participar. Isso inclui quem tem pendências com o governo, foi considerado inidôneo por órgãos públicos, tem ligação com a organização do leilão, não tem representante legal no Brasil, foi punido pelo CADE, cometeu crimes ambientais, foi condenado por improbidade administrativa, foi proibido de contratar pelo Tribunal de Contas do Estado de SP, descumpriu a Lei de Acesso à Informação ou está em cadastros de empresas punidas por corrupção.
**Dicas pra não errar:** Antes de dar o lance, faça sua pesquisa! Analise cada moto com cuidado. Afinal, leilão é um jogo de risco, né? Existem leilões públicos (como esse do Detran) e particulares. Nos públicos, normalmente são veículos apreendidos ou abandonados, já os particulares costumam ter motos de seguradoras (sinistros), locadoras e empresas que renovam sua frota.
Segundo especialistas, é fundamental entender o tipo de venda: pra restaurar e usar ou só pra desmanche. Veículos com sinistros graves podem ir só pro desmanche, sem documentação pra rodar de novo. O critério principal pra ir a leilão? Ter valor comercial residual. Motos sem valor ou muito danificadas costumam ir direto pro descarte.
**Inspeção é tudo!** Antes de qualquer lance, visite o pátio e inspecione a moto. Verifique tudo: documentação, estado de conservação, custos de reparo e regularização, e se possível, leve um mecânico. Tire fotos de tudo! Comprar em leilão é um investimento de risco: você pode fazer um ótimo negócio ou se dar muito mal. Não dá pra testar o motor antes da compra, pois as motos estão lacradas. É como comprar um carro usado, mas com mais riscos. Verifique débitos e bloqueios no edital!
**Para iniciantes:** Leia o edital com calma, entenda as regras, verifique a procedência das motos, defina um orçamento, inspecione pessoalmente ou peça um relatório detalhado, e comece com leilões menores pra pegar prática. E atenção: use só canais oficiais pra se comunicar com o leiloeiro. Cuidado com golpes!
Fonte da Matéria: g1.globo.com