**
O Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria de Gestão e Governo Digital e sua Diretoria de Mobilidade Interna, anunciou leilões imperdíveis de carros e motos! O próximo, olha só, rola ainda esse mês. Tem opções pra todos os gostos, desde um Ford Fiesta Street 1.6 de 2002, com lance inicial a partir de R$ 2.700, até uma Chevrolet S10, com lance mínimo de R$ 43.600!
Já pensou? Dá pra garantir uma moto Yamaha Lander XTZ 250 por apenas R$ 3.100 (lance inicial)! E quem busca algo mais potente, pode ir atrás da Yamaha XT 660R, com lance inicial em R$ 19.300. A disputa vai acontecer online, no dia 16 de setembro. Mas antes, dá pra visitar os veículos pessoalmente no pátio em Santo André (SP), até o dia do leilão, das 8h às 16h.
No total, são 496 veículos em condições de rodar e 56 sucatas aproveitáveis, ótimas pra quem trabalha com peças. Segundo o edital, os carros aptos a circular podem voltar às ruas, mas o comprador fica responsável pelo registro no Detran e taxas. E atenção: o leilão é no estado em que se encontram, sem garantia. Reclamações depois, nem pensar!
E tem mais! Uma Chevrolet Blazer, acredite, sai por um lance mínimo de R$ 11.700 – R$ 799 a menos que um iPhone 17 Pro Max de 256 GB! Incrível, né? A retirada dos veículos (carros, motos, caminhonetes e até caminhão!) deve acontecer em até 20 dias úteis após o leilão, com agendamento prévio entre 17 e 23 de setembro.
Outros destaques? Tem uma Chevrolet Trailblazer LT 2016 (R$ 42.600), uma Peugeot Boxer 2013 (R$ 34.200), um Chevrolet Corsa Wind 1999 (R$ 6.000), uma Honda XRE 300 2018 (R$ 4.500), um Fiat Siena Fire Flex 2008 (R$ 5.000), um Fiat Palio ELX 2008 (R$ 6.100), uma Volkswagen Spacefox 2014 (R$ 6.200), um Renault Duster 2016 (R$ 10.400), uma Triumph Tiger XCX 2017 (R$ 16.900), uma Honda XRE 300 ABS 2019 (R$ 11.900) e um Chevrolet Classic Spirit 2007 (R$ 5.400).
Vale lembrar que o lance mínimo é só o valor inicial. A avaliação considera o preço de mercado e o estado do veículo. O leilão é aberto a todos, exceto para empresas ou pessoas com restrições: suspensas de contratos com a administração pública estadual, consideradas inidôneas por órgãos públicos, com ligação com quem organiza o leilão, sem representante legal no Brasil, punidas pelo CADE, por crimes ambientais, condenadas por improbidade administrativa, proibidas de contratar pelo TCE-SP, que descumpriram a Lei de Acesso à Informação ou registradas em cadastros de empresas punidas por corrupção.
**Dicas para o Leilão:**
Participar de leilões exige cuidado. É preciso analisar cada veículo com lupa! Existem leilões públicos (como este) e particulares. Os públicos costumam ter veículos apreendidos ou abandonados, muitas vezes de operações aduaneiras ou inservíveis para órgãos públicos. Segundo Otávio Massa, advogado tributarista, eles são vendidos “no estado em que se encontram”, sem garantia. Arrematou? Assume todos os riscos! Mas, na real, os preços são excelentes!
Aí vem a parte crucial: a vistoria. Fundamental! Difere de comprar em loja, onde há garantia. Aqui, não tem. Checar pessoalmente o estado do veículo antes de dar o lance é imprescindível. Luciana Félix, especialista em mecânica, alerta para a burocracia, principalmente em carros apreendidos. Podem ter problemas na documentação, exigindo até advogado!
Leilões particulares, segundo Luciana, costumam ter veículos de seguradoras (sinistrados), locadoras e empresas que renovam suas frotas. Resumindo:
* **Leilões particulares:** frotas de empresas, devoluções de leasing, seguradoras.
* **Leilões da Receita Federal/Governo:** apreendidos, confiscados ou abandonados.
Ronaldo Fernandes, especialista em leilões da SUIV, destaca dois tipos de compra: para uso/restauração e para desmanche. A origem e o estado do veículo definem isso. Sinistros grandes podem resultar em veículos vendidos apenas como sucata.
Os critérios para venda, segundo Otávio Massa, incluem valor comercial residual, condição recuperável (mesmo parcialmente danificado) e procedimento legal (apreensão/abandono). Thiago da Mata, CEO da Kwara, complementa: veículos com débitos maiores que o valor de mercado ou em estado crítico vão para descarte.
**Antes de dar o lance:**
Inspecione o veículo! Thiago da Mata reforça a importância disso. O tempo em pátios pode causar danos: pintura queimada, oxidação… Planeje os custos de reparo! Verifique tudo: bancos, painéis, equipamentos, quilometragem, abra o capô… Leve um mecânico, se possível! Luciana Félix recomenda checar o histórico de manutenção e fotografar tudo. Documentar é essencial!
Verifique débitos e bloqueios (informações no edital!), consistência da documentação e custos de regularização. Se for online, peça uma vídeo-chamada. Não é o ideal, mas ajuda.
**Passos para o sucesso:**
1. Estude o edital.
2. Verifique a procedência do veículo.
3. Defina um orçamento.
4. Inspecione o veículo (presencialmente ou relatório detalhado).
5. Comece com leilões menores para ganhar experiência.
**IMPORTANTE:** Use apenas canais oficiais para se comunicar com o leiloeiro e cuidado com golpes!
Fonte da Matéria: g1.globo.com