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Leilão da Copart: Civic mais barato que iPhone e Range Rover blindada por R$ 40 mil

A Copart anunciou seus próximos leilões de veículos, com um evento online já nesta terça-feira (19). Olha só os preços: um Fiat Palio 2015 começa em R$ 7.600, enquanto uma Porsche 911 Turbo S chega a impressionantes R$ 365 mil! Mas é que tem umas ofertas que chamam a atenção, né? Uma Range Rover Evoque blindada, por exemplo, tá com lance inicial de R$ 40.100. E acredite: um Honda Civic LXS 1.8 16V sai por apenas R$ 12.400! Isso mesmo, R$ 3.099 a menos que um iPhone 16 Pro Max de 1 TB (R$ 15.499). Incrível, não é?

Vale lembrar que esses lances mínimos são apenas o ponto de partida. A avaliação de cada veículo leva em conta o preço de mercado e a conservação. O leilão acontece online, mas os carros ficam em um pátio em São Paulo (SP).

No total, são 68 veículos aptos a circular e 4 classificados como “irrecuperáveis”, servindo apenas para peças. Um carro “apto a circular” significa que ele pode voltar às ruas, mas o comprador precisa registrar o veículo no Detran em até 30 dias, arcando com todas as taxas. A Copart não se responsabiliza por problemas mecânicos; o comprador assume todos os riscos e o estado do carro como está.

Outros destaques do leilão incluem:

* Chevrolet Onix LTZ 1.4 (2014): Lance inicial de R$ 15.200
* Toyota Hilux SW4 SRX 2.8 (2016): Lance inicial de R$ 101.000
* Honda Civic EXL 2.0 16V i-VTEC (2018): Lance inicial de R$ 65.000
* porD Seal (2024): Lance inicial de R$ 70.050
* Toyota Corolla XEI 2.0 16V DUAL VVT-I (2013): Lance inicial de R$ 26.050
* Renault Duster Dakar 1.6 (2016): Lance inicial de R$ 20.250
* Porsche 911 Turbo S (2011): Lance inicial de R$ 285.000
* Porsche Cayenne Coupe GT 4.0 (2022): Lance inicial de R$ 284.050
* Audi Q3 1.4 16V TFSI TURBO (2020): Lance inicial de R$ 86.500
* Hyundai HB20 Premium 1.6 (2015): Lance inicial de R$ 26.500
* BMW M5 M xDrive 4.4 (2020): Lance inicial de R$ 195.000

**Dicas para Leilões:**

Antes de dar um lance, é fundamental analisar tudo com cuidado. Existem leilões públicos (veículos apreendidos ou abandonados, muitas vezes de operações da Receita Federal ou de órgãos públicos) e particulares (de seguradoras, locadoras e empresas). Segundo Otávio Massa, advogado tributarista, os veículos de leilões públicos podem ter questões legais ou fiscais pendentes. Já os de leilões particulares costumam ser carros de seguradoras (após sinistros), locadoras ou empresas que renovam suas frotas.

A Luciana Félix, especialista em mecânica e gestora da Na Oficina, em Belo Horizonte, alerta para a burocracia, principalmente em carros apreendidos, que podem precisar de assistência jurídica para regularizar a documentação. E atenção: não há garantia nos leilões públicos, e nos particulares a garantia pode ser limitada. Por isso, visitar o veículo pessoalmente antes do leilão é essencial. Se isso não for possível, uma vídeo chamada pode ajudar, mas não é o ideal.

Ronaldo Fernandes, especialista em leilões da SUIV, destaca que alguns veículos são para restauração ou uso, enquanto outros são exclusivamente para desmanche. O tamanho do dano no sinistro determina se o carro pode circular novamente ou será destinado à sucata.

O advogado Otávio Massa explica que os critérios para um carro ir a leilão são: valor comercial residual significativo, condição recuperável (mesmo que parcialmente danificado), e procedimento legal (apreensão ou abandono). Thiago da Mata, CEO da Kwara, complementa que veículos com débitos maiores que o valor de mercado ou em péssimo estado de conservação costumam ser descartados.

**Antes de participar:**

Thiago da Mata reforça a importância da inspeção. Os carros podem ter danos causados pela exposição ao tempo (pintura queimada, oxidação…). Verifique tudo: bancos, painel, volante, equipamentos, quilometragem, abra o capô, verifique a bateria e, se possível, leve um mecânico. Documente tudo com fotos! Luciana Félix indica checar até mesmo o histórico de manutenções.

Lembre-se de verificar a documentação, custos de regularização, estado de conservação e custos de reparos. Verifique também as condições de compra e faça uma inspeção mecânica completa.

**Para iniciantes:**

* Estude o edital.
* Verifique a procedência do veículo.
* Defina um orçamento máximo.
* Inspecione o veículo (ou peça um relatório detalhado).
* Comece com leilões menores para ganhar experiência.

Por fim, use apenas canais oficiais para se comunicar com o leiloeiro e fique atento a possíveis fraudes!

Fonte da Matéria: g1.globo.com