Imagens divulgadas pela mídia estatal norte-coreana na segunda-feira (30) mostram o líder Kim Jong-un em uma cerimônia aparentemente de repatriação dos corpos de soldados do país que morreram lutando na Ucrânia ao lado da Rússia. As fotos, exibidas como parte de uma apresentação artística conjunta entre artistas norte-coreanos e russos em Pyongyang, mostram Kim cobrindo caixões, adornados com a bandeira nacional, com suas mãos. Em alguns momentos, ele é visto com as mãos pousadas sobre os caixões, em demonstração de respeito.
A cerimônia, que celebrou o primeiro aniversário de um tratado militar entre Coreia do Norte e Rússia, também incluiu imagens de soldados norte-coreanos e russos acenando suas bandeiras nacionais, acompanhadas de mensagens patrióticas em coreano. Testemunhas relatam que Kim se mostrou visivelmente emocionado durante o evento, com membros da plateia enxugando as lágrimas. A transmissão foi feita pela televisão estatal KRT (Korean Central Television).
A ministra da Cultura da Rússia, Olga Lyubimova, esteve presente na apresentação, liderando uma delegação russa para marcar o aniversário do tratado de parceria estratégica assinado por Kim Jong-un e o presidente Vladimir Putin em junho de 2023, em Pyongyang. Este tratado inclui um pacto de defesa mútua.
A agência de notícias estatal norte-coreana KCNA descreveu a apresentação como um sucesso, afirmando que ela inspirou confiança nos “laços de amizade e na genuína obrigação internacionalista entre os povos e os Exércitos dos dois países, forjados à custa de sangue”.
Após meses de silêncio, tanto a Coreia do Norte quanto a Rússia confirmaram o envio de tropas norte-coreanas para o conflito na Ucrânia, elogiando o suposto “papel heroico” desempenhado pelas tropas na ofensiva russa na região de Kursk, no oeste da Rússia.
Fonte da Matéria: g1.globo.com